Verão, calor, diversão e piscina: a última coisa que você quer é que um acidente atrapalhe esse momento em família, certo? Então, é hora de tomar as providências corretas para que sua área de lazer tenha bastante segurança.
Fazer isso não é difícil: uma simples supervisão e uma boa conversa para conscientizar todos os moradores são o ponto de partida para resolver a questão. Mas, para realmente garantir que a piscina esteja segura para todo mundo, você deve seguir as dicas abaixo. Confira!
Não deixe de cercar a piscina
As cercas de proteção são ideias para evitar acidentes na área da piscina. Elas protegem o espaço para que crianças e pequenos animais não entrem sem autorização. Para um controle ainda maior da circulação de frequentadores, a cerca pode contar com um portão especial e trava de segurança com alarme.
A estrutura tem a instalação rápida e prática, com fixação firme no solo e material que não permite o acúmulo de água.
Instale escada e corrimão
Quando uma escada de inox é instalada, pode ter certeza de que a piscina está segura para todos, principalmente crianças, gestantes e idosos que precisam de auxílio para entrar e sair da água. E, para completar, o corrimão pode complementar o cenário com a mesma utilidade.
Por serem feitos de um material livre de oxidação, esses itens são de fácil manutenção e limpeza. Procure escolher modelos de escada que possibilitem a adaptação de um degrau anatômico e antiderrapante e que tenham a altura certa para a profundidade da sua piscina.
Tenha atenção com equipamentos e limpeza
Na hora de construir ou reformar o espaço, invista em equipamentos de segurança, como os ralos de fundo que possuem a tampa anti-aprisionamento e o dispositivo de aspiração com tampa de fechamento automático. É importante levar em conta que deverão ser dois ralos por piscina, de acordo com as normas de segurança. Assim, as possibilidades de que cabelos e outras partes do corpo sejam sugadas são evitadas e você garante que a piscina está segura.
Além disso, mantenha a água sempre higienizada e dê preferência ao adequado tratamento ultravioleta. O uso excessivo do cloro, sem nenhum outro equipamento, pode ser bastante prejudicial à saúde dos banhistas. Não se esqueça de apostar em escovas, aspiradores e filtros, para contribuir com essa tarefa e manter o fundo da piscina igualmente limpo.
Verifique as normas para saber se a piscina está segura
A norma NBR-10.339-ABNT contém todas as recomendações relacionadas à segurança da piscina. Portanto, antes de liberar a área para ser frequentada, verifique se ela foi construída de acordo com as regras impostas e procure corrigir qualquer falha a tempo.
Se tiver dúvida, conte com profissionais especializados que farão o dimensionamento de equipamentos e oferecerão sugestões para sanar qualquer problema. Não tome iniciativas por conta própria: dessa forma, você evita transtornos e até mesmo multas.
Mantenha a área de lazer bem iluminada
Quem não enxerga bem o que está ao seu redor certamente fica sujeito a acidentes. Hoje, o mercado oferece diversas opções de iluminação para piscinas, por isso nada de desculpas para não fazer esse investimento.
Você pode investir em refletores para entorno e luminárias LED internas e externas para esse fim. Assim, você ainda ganha uma decoração maravilhosa e colorida e fica mais tranquilo, pois sabe que a sua piscina está segura.
Pronto! Viu só como é fácil manter a piscina segura e aproveitar bastante com toda a família? Se você tem mais alguma dica para sugerir sobre esse assunto, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com nossos leitores.