construir uma piscina

Sol, verão, calor… A única coisa que falta em sua casa é uma piscina, certo? Porém, para colocar esse projeto em prática, é preciso de muita atenção com os gastos, materiais e mão de obra. Do contrário, a falta de planejamento pode resultar em muita dor de cabeça.

Hoje, o que não faltam são opções variadas e de qualidade no mercado, mas alguns itens são essenciais. Para construir uma piscina sem deixar nenhum detalhe de lado e ter muito cuidado ao fazer o investimento, continue lendo este artigo!

Estrutura é fundamental para construir uma piscina

De acordo com o espaço e recursos que você tem em casa, defina qual será a estrutura da piscina. Existem muitos sistemas, mas os mais conhecidos são a alvenaria estrutural, o concreto armado e os pré-moldados, como a famosa piscina de fibra de vidro.

Seja qual for sua escolha, lembre-se de que a construção é enterrada e isso requer um suporte grande para a pressão da terra ao redor. Portanto, contrate uma equipe especializada para que a escavação seja segura e bem feita.

Também é preciso procurar profissionais adequados que possam realizar os cálculos de engenharia para um bom aproveitamento. Pesquise modelos, formatos e tipos de escavação (manual ou mecânica) e solicite orientações aos envolvidos para não errar na compra.

Não se esqueça da impermeabilização

Piscinas de fibra de vidro já possuem impermeabilização, de modo que a água só vaza se o tanque apresentar algum furo ou imperfeição. Mas se você decidir construir uma piscina com outros sistemas, é preciso proteger suas paredes e fundo. As piscinas de vinil não precisam de impermeabilização, com exceção das construídas em lages ou apartamentos.

Existe uma gama variada de produtos que conferem essa camada de proteção à estrutura, como a manta asfáltica ou a pintura impermeabilizante. Se realizado corretamente, o procedimento evitará qualquer transtorno futuro.

Revestimentos são um acabamento importante

As piscinas pré-moldadas contam com o revestimento da fibra de vidro, mas em outros casos, esse acabamento pode ser feito com pedras, azulejos, pastilhas, e diversos outros materiais. O Vinil é um dos materiais que podem ser utilizados, além de permitir que o usuário tenha variadas opções de estampas para piscinas, também já é impermeabilizado. Tudo vai de acordo com sua preferência, com o visual que você quer para a piscina e com a decoração do restante da área onde você vai construir uma piscina.

O lado externo também precisa de revestimento, e para escolher o melhor tipo é importante avaliar o encontro entre o revestimento e a borda da piscina, chamado de quina, e seus arredores externos. Nesse local, pedras, materiais atérmicos ou decks de madeira são boas opções de escolha.

A instalação do sistema de filtragem é o último passo

Toda estrutura de piscina precisa de um sistema de filtragem para estar pronta para o funcionamento. O ralo de fundo ajuda no escoamento da água, enquanto que uma bomba e um filtro são necessários para realizar a circulação e o tratamento corretos. O que mantém a circulação de água é o correto funcionamento da bomba. O ralo de fundo é por onde a água é sugada.

Ainda sobre esse elemento (ralo de fundo), vale a pena lembrar que há a utilização de dois ralos por piscina. Isso porque tal orientação está fixada na norma de segurança específica para piscinas, de modo que seja capaz de distribuir a vazão de água e evitar, com mais eficácia, que haja algum acidente.

O próprio estabelecimento em que você vai adquirir esses itens pode ajudar na escolha desses itens, pois eles precisam ter as dimensões adequadas para o volume de água da piscina. Após essa instalação, o processo de construir uma piscina está finalizado.

Você pode dar seus toques especiais ao espaço e adicionar alguns acessórios à sua piscina. Duchas, iluminação LED e cascatas são os mais populares e dão um toque ainda mais sofisticado ao ambiente.

Essas informações foram úteis para ajudar você nessa construção? Tem alguma dica a acrescentar sobre os procedimentos? Deixe um comentário abaixo e participe!