Várias são as formas de tratar a água da sua piscina, sendo o tratamento Ultra Violeta considerado o mais eficiente de todos eles. Ele elimina da água até os micro-organismos que nem mesmo o cloro consegue eliminar, mas com uma grande vantagem: sem causar irritações na pele ou nos olhos dos banhistas.
Quer saber como funciona o tratamento Ultra Violeta para piscinas e se vale ou não investir nele? Então acompanhe o artigo a seguir até o final!
Tratamento Ultra Violeta
O tratamento Ultra Violeta é um moderno sistema de desinfecção de água, que por causa da sua eficácia, é frequentemente utilizado para purificar água potável de hospitais, clínicas, hotéis e vários outros estabelecimentos.
Quando utilizado em piscinas residenciais ou comerciais, combate uma série de doenças causadas por fungos, vírus e bactérias presentes na água, como otites, dermatites, diarreias, entre várias outras.
Considerado seguro e sustentável, o tratamento consiste em instalar um equipamento na tubulação de retorno d’água com uma lâmpada em seu interior. Esta, por sua vez, emite radiação ultravioleta do tipo UVC (ondas curtas) para purificar a água. Então, toda vez que a água é sugada para a bomba, a água passa pelo equipamento, recebe a radiação solar UVC e volta sanitizada para a piscina. Simples e fácil, como num passe de mágica.
Vantagens do tratamento Ultra Violeta
Tecnologia limpa
Uma das grandes vantagens do tratamento Ultra Violeta é eliminar os microorganismos mais resistentes à água de maneira sustentável. Afinal, o processo não utiliza produtos químicos que prejudicam a natureza e a saúde dos banhistas.
Água mais cristalina
Como esse processo de desinfecção elimina as impurezas mais difíceis da água, acaba garantindo a sua qualidade e durabilidade. E como não gera resíduos durante o processo, também não não altera a sua cor, o sabor ou o seu cheiro.
Isso é possível porque o tratamento Ultra Violeta elimina micro-organismos como fungos, bactérias e germes por meio da foto-oxidação. Ou seja, a radiação causa danos no DNA desses elementos e evita sua proliferação.
Proteção aos usuários da piscina
O cloro é um importante elemento no tratamento da piscina, porém sozinho não consegue eliminar bactérias como a giárdia que é causadora de doenças e infecções intestinais como a diarréia. Somente o tratamento ultravioleta é capaz de eliminar esse tipo de ameaça aos banhistas.
Redução de gastos com cloro
Além dos benefícios citados anteriormente, a tecnologia de desinfecção com raios UVC também reduz em até 90% os gastos com cloro na piscina. Isso porque durante o processo são eliminados micro-organismos da água, o que prorroga a durabilidade do cloro.
Piscina sem cloramina
Para finalizar, outra grande vantagem do tratamento Ultra Violeta, que é combater a cloramina. Caso não saiba, trata-se de uma reação química do cloro com produtos químicos, suor e outras impurezas presentes na água.
Só para se ter uma ideia, esse subproduto é o responsável pelo forte odor de cloro na piscina, bem como pela irritação na pele, nos olhos e nas vias respiratórias dos banhistas.
Certamente agora você já sabe que investir no tratamento Ultra Violeta para tratar a água da sua piscina vale a pena, não é mesmo? Então que tal conhecer outras formas de deixar a água da sua piscina limpa e cristalina como a de um resort? Acesse a loja Sodramar e confira todas as soluções disponíveis para a piscina dos seus sonhos!