Manter a água da piscina limpa e saudável realmente é um grande desafio. Até mesmo porque existem microorganismos que nem mesmo o cloro é capaz de eliminar. Mas, como garantir banhos seguros?
Felizmente, hoje em dia vários equipamentos te ajudam a fazer uma limpeza profunda em sua piscina. Alguns, inclusive, de forma automática, sem a necessidade de um prestador de serviços. Quer saber quais são? Então acompanhe as melhores dicas da Sodramar!
Os riscos dos micro-organismos nas piscinas públicas e particulares
Desde crianças somos levados a acreditar que somente piscinas de clube, de academias de natação, de hotéis e spas apresentam algum risco à saúde. De fato, essa ideia não está totalmente errada, pois nesses locais há maior quantidade de pessoas se refrescando na mesma água.
Mas você sabia que a piscina da sua casa também abriga microorganismos nocivos à saúde? Pois é. Isso acontece principalmente porque a maioria das piscinas residenciais é tratada única e exclusivamente com cloro. Porém, por si só, esse produto químico não é capaz de desinfectar a água totalmente. Sozinho o cloro não é capaz de eliminar alguns microorganismos e protozoários como a giárdia que causam infecções no intestino e doenças como a diarréia, apenas a combinação do uso do cloro com a radiação ultravioleta é capaz de eliminar esta ameaça da piscina.
O tratamento ultravioleta, além de eliminar alguns micro-organismos com o giárdia, evita a proliferação de até 99% de bactérias e microorganismos da água a partir da radiação germicida dos raios UVC.
Ao reduzir a proliferação das bactérias e microorganismos, o ultravioleta elimina um dos maiores problemas de uma piscina, a Cloramina. A significativa redução das bactérias presentes na água, reduzem a necessidade de uso de cloro e consequentemente elimina a cloramina, além de gerar uma enorme economia com a compra de cloro.
A Cloramina é o resultado da ação do cloro, ao entrar em contato com substâncias como suor, protetores solar e bactérias. Esta substância é responsável pela irritação dos olhos e sistema respiratório, ressecamento da pele e cheiro forte.
No tratamento ultravioleta para água de piscina, todo o processo é muito simples. Ele consiste basicamente em instalar um equipamento que contém uma lâmpada ultravioleta em seu interior na tubulação de retorno d’água. A partir disso, quando a água é sugada pela bomba, ela passa pelo aparelho, recebe a radiação UVC e retorna para a piscina desinfectada.
Agora que você já sabe que existem alternativas mais seguras e eficazes do que o cloro para descontaminar a água, já pode escolher a melhor opção para a sua piscina. Acesse a loja Sodramar e conheça essas e outras soluções inteligentes que garantem segurança e conforto para você e toda a sua família.