Ter uma sauna residencial é uma excelente maneira de desfrutar de momentos de relaxamento e autocuidado junto com a família. A sauna ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade provocados pelas atividades diárias, relaxa os músculos, melhora a circulação e a respiração, ajuda o organismo a liberar toxinas e promove diversos outros benefícios à saúde física e emocional.
No entanto, o calor, a transpiração e os resíduos corporais deixados pelos usuários podem deixar mau cheiro na sauna e se não tratado a tempo, pode ficar difícil de suportar. Felizmente, existem algumas dicas simples que você pode colocar em prática para acabar com esses odores e manter sua sauna limpa e saudável. Confira a seguir.
O que causa odores na sauna residencial?
Assim como qualquer ambiente úmido da sua casa, como banheiro, cozinha e lavanderia, a sauna residencial está sujeita ao crescimento de bactérias, fungos e mofo. Afinal, o calor e a umidade aliados à transpiração, a óleos corporais e até mesmo ao cloro da piscina (quando a sauna fica em uma área de lazer com esse item), criam um ambiente propício ao crescimento de microrganismos.
Consequências para a saúde
Por mais que o tempo de sauna seja curto, entre 10 e 20 minutos no máximo, a médio e longo prazos ficar em contato com esses microrganismos pode causar sérios danos à sua saúde e a de seus familiares. Para se ter uma ideia, os danos vão desde uma simples irritação na pele a agravos respiratórios graves, conforme listamos adiante:
- Tosse;
- Irritação nos olhos e na pele;
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Congestão nasal;
- Doenças pulmonares.
Como remover odores da sauna residencial? 3 dicas práticas para o seu dia a dia
Crie uma rotina de limpeza diária ou semanal
A primeira dica para evitar odores desagradáveis em sua sauna residencial é mantê-la limpa e arrumada. Dependendo da frequência de uso, você pode estipular uma rotina de limpeza diária, semanal ou quinzenal para remover o suor, a umidade e a gordura corporal acumulados no ambiente.
O ideal é após cada uso desligar a sauna, varrer, limpar o chão, retirar toalhas e possíveis trajes de banho do ambiente. Uma vez por semana ou a cada quinze dias, lave os assentos com água e sabão neutro, higienize os acessórios e limpe as paredes da sauna, principalmente onde as pessoas ficam encostadas.
Quando não estiver em uso, mantenha a sauna residencial ventilada
Outra forma de evitar odores desagradáveis é manter a sauna ventilada. Para isso, mantenha sempre a porta aberta quando ela não estiver em uso. Dessa forma, você evita o crescimento de microrganismos e que os odores se acumulem no ambiente.
Invista em uma boa essência
Você também pode usar uma essência em sua sauna residencial para mantê-la com um aroma agradável. Atualmente uma das essências mais populares é a de eucalipto, que deixa um cheiro refrescante no ambiente e ainda promove benefícios físicos e emocionais. Todavia, você também pode experimentar outros aromas para melhorar a qualidade do ar da sauna. Garanta um pulverizador de essência e borrife o aroma em sua sauna para relaxar ainda mais.
Viu só como livrar-se de odores desagradáveis em sua sauna residencial não é tão difícil quanto parece? Para aproveitar o melhor da sua sauna, coloque em prática as dicas acima e desfrute de momentos saudáveis de relaxamento em família.
Ainda não tem uma sauna para chamar de sua? Na Sodramar você encontra diversos modelos de geradores de vapor e de calor, além de acessórios, peças de reposição e comandos de automatização para ter uma sauna moderna, bonita, funcional, aconchegante e segura. Vem conferir as nossas ofertas!