A manutenção de piscina garante a qualidade da água e a longevidade dos equipamentos ao longo do ano, independentemente da estação. Cada período do ano apresenta desafios específicos para a preservação da piscina.
No Brasil, que é um país grande, há muitas diferenças climáticas de região para região, de estado para estado. Seja qual for o local em que você more, conheça quais são os cuidados corretos com a piscina em cada estação!
A manutenção de piscina na primavera
A primavera é a estação de transição entre o frio do inverno e o calor do verão, marcando o início da temporada em que as piscinas começam a ser usadas com mais frequência. Nessa época, a manutenção de piscina prepara o espaço para o aumento na demanda de uso.
Limpeza geral
Durante o inverno, a piscina pode ter acumulado sujeira, como folhas, galhos e detritos. O primeiro passo da manutenção de piscina durante a primavera é realizar uma limpeza completa da superfície da água. Para isso, o método tradicional de peneira cata-folha é eficaz.
É importante ainda escovar as paredes e o fundo da piscina para remover a sujeira aderida e, em seguida, aspirar a piscina para garantir que toda a sujeira seja removida.
Nesse sentido, você pode fazer uso do aspirador ou, melhor, do robô de limpeza, que tanto escova as paredes quanto aspira o fundo: uma tecnologia que transformou a manutenção de piscina, tornando-a mais eficaz, rápida e prática.
Verificação do sistema de filtragem
Após um período de pouco uso, garanta que o sistema de filtragem esteja funcionando corretamente. Limpe os cestos da bomba e verifique o filtro, substituindo ou lavando o elemento filtrante. Recomenda-se fazer uma retrolavagem do filtro para garantir sua eficiência.
Ajuste da alcalinidade e pH da água
Com o uso mais frequente da piscina, é preciso monitorar a qualidade da água. A alcalinidade e o pH devem ser ajustados para evitar corrosão ou incrustações nos equipamentos e garantir a segurança dos usuários.
Os níveis ideais de pH devem estar entre 7,2 e 7,6, e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm. É bom contar com um estojo de teste para essa etapa da manutenção de piscina.
A manutenção de piscina no verão
O verão é a estação de maior uso da piscina, e com isso, a manutenção torna-se mais intensa. O calor, o aumento de banhistas e a maior exposição ao sol exigem cuidados redobrados para manter a água limpa e saudável.
Controle de cloro e pH
No verão, o controle dos níveis de cloro ajuda a evitar o crescimento de algas e bactérias. A alta temperatura e o maior número de pessoas usando a piscina podem reduzir rapidamente os níveis de cloro.
Por isso, é necessário verificar a concentração todos os dias. Os níveis de cloro devem estar entre 1,0 e 3,0 ppm para garantir uma desinfecção eficaz.
Em regiões com muita exposição solar, o cloro tende a evaporar mais rápido. O uso do gerador de cloro a partir de sal contribui para a estabilização do produto na água, pois produz cloro na quantidade necessária, de modo que não haja excesso, nem escassez.
Filtragem contínua
Devido ao aumento de detritos trazidos pelos usuários e o crescimento mais rápido de algas no calor, o sistema de filtragem deve operar de forma constante. O tempo de filtração ideal deve ser de 8 horas por dia.
Controle de algas
Algas podem se proliferar rapidamente com o calor. Além do uso adequado de cloro, pode ser necessário o uso de um tratamento complementar, como o tratamento ultravioleta para evitar o aparecimento de algas verdes, mostarda ou negras.
Limpeza regular
A limpeza da piscina deve ser realizada com maior frequência no verão, tanto da superfície quanto do fundo. Deve-se aspirar a piscina e escovar as paredes semanalmente para que não se acumule sujeira, nem apareçam algas.
Manutenção de piscina no outono
No outono, as temperaturas começam a cair e a frequência de uso da piscina tende a diminuir. Com a queda das folhas das árvores, a piscina fica mais vulnerável ao acúmulo de detritos, o que exige uma atenção especial nessa estação.
Limpeza de superfície
A superfície da água precisa ser limpa com frequência para evitar o acúmulo de matéria orgânica. O uso de capas protege contra folhas e outros detritos. Para automatizar a limpeza da superfície, o skimmer é uma solução eficaz.
Mesmo que o uso possa ser menor, é importante manter uma rotina semanal de aspiração para evitar que o fundo fique com sujeira acumulada.
Redução de produtos químicos
No outono, devido à menor exposição ao sol e à queda na temperatura, o consumo de produtos químicos diminui. Entretanto, é necessário manter o pH e a alcalinidade em níveis adequados e checar os níveis de cloro todas as semanas.
Nessa época, o pH pode permanecer mais estável, mas se recomenda ajustar o cloro quando houver acúmulo de detritos, para evitar a formação de cloraminas.
A manutenção de piscina no inverno
No inverno, a piscina geralmente é menos utilizada ou até desativada, dependendo da região. Mesmo assim, a manutenção de piscina não pode ser negligenciada para evitar problemas como danos estruturais ou à qualidade da água.
Aquecimento
Com o uso de um sistema de aquecimento, é possível evitar a desativação da piscina, ainda que o uso caia. Vale lembrar que aquecedores permitem manter o uso contínuo da piscina em qualquer estação.
Outra vantagem do sistema de aquecimento é que ele impede o congelamento da água na bomba e nos tubos em regiões onde o inverno é muito rigoroso.
Uso de capa térmica
Para evitar a perda do calor gerado pelo trocador de calor ou aquecedor solar, você pode usar uma capa térmica. Além disso, a capa térmica atua como capa de proteção contra folhas, galhos e sujeira em geral.
Caso você não use um sistema de aquecimento, ainda deve deixar a piscina coberta para evitar a sujeira e a perda da temperatura natural da água, que pode ficar muito fria sem uma proteção térmica.
Monitoramento periódico
Embora seja mantida coberta, a piscina requer monitoramento periódico. Verifique os níveis de cloro e pH a cada duas semanas e, se necessário, adicione pequenas doses de cloro para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.
Cuidados com o equipamento
É importante ligar a bomba e o filtro pelo menos uma vez por semana para garantir a circulação da água e evitar danos nos equipamentos.
Limpeza de superfície e fundo
Mesmo que a piscina não seja usada durante o inverno ou seu uso seja muito reduzido, é preciso limpá-la, pelo menos, uma vez por mês.
A correta manutenção da piscina durante cada estação evita problemas relacionados à higiene, à estética e à vida útil dos equipamentos. Na hora de comprar produtos para limpeza, tratamento e aquecimento da água, visite a Sodramar e confira os nossos itens: são de ótima qualidade e oferecem custo-benefício vantajoso.
Depois de conferir nossas dicas, compartilhe o post nas redes sociais. Assim, outros leitores saberão como fazer manutenção de piscina nas diferentes estações do ano!