Fazer a devida supervisão da água da piscina é importante para que os usuários possam desfrutar de momentos de lazer com mais segurança e conforto dos banhistas. Além disso, uma manutenção adequada contribui para prolongar a vida útil da piscina e dos equipamentos.
Para isso, é necessário conhecer os principais parâmetros para a piscina, usar os produtos certos e sempre monitorar a qualidade da água.
Confira a seguir a forma correta de supervisionar a água da piscina, de modo que ela permaneça constantemente higienizada e cristalina!
Conheça os principais parâmetros para a água de piscina
Para que a água da piscina fique em condições ideais, é preciso ajustar e monitorar periodicamente os seguintes parâmetros:
pH
O nível de pH (potencial hidrogeniônico) recomendado para a água da piscina deve estar entre 7,2 e 7,6. Um pH desajustado pode causar irritação na pele e nos olhos das pessoas, além de causar problemas aos equipamentos da piscina.
Cloro
O cloro é um produto importante para manter a água livre de bactérias e outros micro-organismos. A quantidade de cloro varia de acordo com o tipo de piscina e a frequência de uso. Entretanto deve-se manter sempre entre 1.0 e 3.0 ppm de Cloro na água.
Alcalinidade
A alcalinidade da água da piscina deve permanecer entre 80 e 120 ppm (partes por milhão). Com uma boa alcalinidade, a água mantém o pH e não gera corrosão nos equipamentos.
A alcalinidade desequilibrada pode resultar em água turva ou com coloração estranha. Mantenha-a dentro dos limites recomendados.
Lembramos que a alcalinidade ocorre quando o nível de pH está abaixo do recomendado. Quando o nível de pH ultrapassa o valor de 7,6, a água se torna ácida.
Dureza cálcica
A dureza cálcica indicada para água de piscina varia conforme o tipo de piscina e a região. A dureza fora dos parâmetros pode causar incrustações e manchas nas paredes e no fundo da piscina.
5 produtos para manutenção da piscina
Para manter a água da piscina em perfeitas condições, é necessário utilizar os produtos certos. Vejamos os principais produtos que podem ser usados para fazer uma boa manutenção, garantindo um tratamento e uma limpeza eficazes:
1. Gerador de cloro
O gerador de cloro é um produto que funciona à base de sal. Ele transforma o sal em cloro na quantidade certa para higienizar a água sem o inconveniente de produzir a cloramina, substância que provoca irritação na pele e nos olhos.
O painel do gerador de cloro avisa sempre que for preciso adicionar mais sal. É uma solução que automatiza o tratamento e promove retorno do investimento em pouco tempo.
2. Dosador de cloro
O dosador de cloro é um aparelho que também automatiza a manutenção da água da piscina. Ele dilui, de forma controlada, o cloro em tabletes.
É outra solução para evitar a formação de cloramina e desperdícios de produto. Ele deve ser instalado acima do nível da água, na tubulação de retorno.
3. Tratamento ultravioleta
Um inovador tratamento para a água da piscina é o tratamento ultravioleta. É um sistema de desinfecção que usa a luz ultravioleta para eliminar microrganismos prejudiciais à saúde dos usuários. Uma grande vantagem é que não gera cloramina.
O tratamento ultravioleta já é usado com sucesso na Europa há muitos anos. Há 10 anos, com as novas tecnologias, ele vem se aperfeiçoando e promovendo bons resultados nos processos de desinfecção da água.
4. Robô para limpeza
O robô para limpeza da piscina é certamente uma tecnologia avançada que minimiza o trabalho humano. Está disponível nos seguintes modelos:
- RB2, para limpeza de piscinas de até 12 metros;
- RB4i, para limpar piscinas de até 15 metros com opção de utilizar o aplicativo;
- RB6, para limpeza de piscinas de até 12 metros;
- Wave 100, modelo mais robusto que limpa piscinas de até 25 metros;
- Wave 2×2, o mais potente modelo de robô de limpeza, com capacidade para limpar piscinas olímpicas.
Os robôs variam suas funções conforme o modelo, mas em geral eles aspiram o fundo da piscina após um cuidadoso escaneamento, realizando uma profunda limpeza automática. Alguns modelos conseguem subir nas paredes, realizando uma limpeza no plano vertical.
5. Filtro e bomba
O filtro para limpar a água continua como um grande aliado no processo de manutenção da piscina. Com a ajuda de uma motobomba, ele filtra toda a água da piscina, removendo sujeiras que são retidas pela areia existente dentro do equipamento.
Após essa operação, que pode ser repetida para garantir um melhor resultado, a água é devolvida limpa ao reservatório, evitando assim que seja lançada fora — o que representa desperdício e mais trabalho para encher o espaço com água nova.
A limpeza dos filtros deve ser feita, pelo menos, uma vez por mês. Mas verifique as condições regularmente para garantir uma filtração eficiente. Chegará o momento em que será preciso trocar a areia.
Como supervisionar a água da sua piscina
Além de utilizar os produtos citados, é importante supervisionar regularmente a qualidade da água da piscina. Nesse sentido, é bom realizar testes regulares de pH, cloro, alcalinidade e dureza cálcica, ajustando os parâmetros sempre que necessário.
Para essa operação, é possível usar o estojo de teste, composto por uma célula e dois frascos de reagente. A primeira solução é destinada à medição do pH e a segunda é destinada ao cloro. A célula dispõe de uma escala que vai de 0,5 a 5,0 para o cloro e de 6,8 a 8,2 para o pH.
Também é importante manter a piscina limpa, removendo folhas, insetos e outros detritos da superfície da água. Para esse serviço, é possível usar um cabo telescópico com peneira, pois é eficiente e oferece um custo-benefício atrativo.
A supervisão da água da piscina garante aos usuários o acesso a um ambiente limpo e higienizado, sem microrganismos nocivos nem nada que possa prejudicar a sua saúde e o seu conforto. A Sodramar oferece produtos de alta qualidade para deixar sua área de lazer livre de sujeiras.
Com a água da piscina cristalina, sua área de lazer ficará ainda mais atrativa: um lugar especial para curtir bons e inesquecíveis momentos! E, para completar nossas dicas, confira agora como escolher o melhor filtro para sua piscina.