É comum que muita gente trate a água da piscina com cloro. Contudo, ele não pode não ser a melhor opção para utilização se alguns cuidados importantes não forem tomados em relação à saúde humana.
Isso porque, quando misturado a outros produtos químicos, causam doenças e coceiras na pele e nos olhos, especialmente se usado em excesso. Diante disso, qual é a solução para manter a piscina limpa com economia?
Ela está no gerador de cloro e no ultravioleta. Quer saber mais sobre o passo a passo para utilizá-los corretamente? Então continue a leitura deste artigo?
Considere os benefícios do gerador de cloro
O gerador de cloro é o principal responsável por manter a piscina limpa e garantir economia, uma vez que faz a dosagem correta dessa substância na água e utiliza sal ao invés de cloro nesse processo. Mas, além disso, existem outros benefícios envolvidos em sua utilização.
Em primeiro lugar, a qualidade do tratamento da água é muito melhor, uma vez que o cloro não tem cheiro forte e não causa irritação na pele e nos olhos. Além disso, o gerador é um dispositivo bastante inteligente: por meio de um painel, emite avisos sempre que há a necessidade de acrescentar mais sal na água.
Invista também no ultravioleta
O tratamento com cloro para manter a piscina limpa deve ser complementado com o ultravioleta. Esse equipamento é o que impede que bactérias se reproduzam na água e criem aquele aspecto turvo e nada saudável.
Com isso, o uso de diversos produtos químicos diminui consideravelmente, inclusive o uso do cloro. Outro de seus efeitos é deixar a água bastante cristalina de uma maneira sustentável, já que não se utiliza de substâncias prejudiciais ao meio ambiente na hora do descarte.
Escolha os equipamentos certos para manter a piscina limpa
Existem diversos modelos de gerador de cloro e ultravioleta no mercado, cada vez mais tecnológicos e automatizados. Mas para que você obtenha um bom resultado, compre diretamente com a segurança da fábrica e observe suas características.
Por exemplo, o alcance da vazão de filtro deve estar de acordo com o tamanho da sua piscina. Piscinas residenciais podem contar com esses dispositivos, bem como piscinas de nível olímpico. O gerador de cloro e o ultra violeta devem ser dimensionado através da metragem cúbica da piscina, com o correto dimensionamento você terá a garantia de um excelente desempenho dos produtos.
Continue a fazer todos os demais procedimentos de limpeza
Enfim, não deixe de dar prosseguimento aos demais procedimentos usuais de limpeza em sua piscina. Filtre e bombeie a água, invista em um robô aspirador e limpe as bordas com um produto específico.
Embora o Gerador de cloro e o ultravioleta garantam os melhores efeitos na água, eles não conseguem agir sozinhos sem esses demais cuidados. Portanto, vale a pena se organizar para executar cada etapa de manutenção sempre com qualidade e dedicação.
Como você pode ver, não restam mais dúvidas de que o gerador de cloro e o ultravioleta são os melhores investimentos para que você mantenha a piscina limpa com economia. Além de não desperdiçar produtos, como o cloro, a sua saúde continuará a vir sempre em primeiro lugar.
Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir outros itens, além dos citados aqui, que podem ajudar a modernizar a sua piscina.