pH da piscina

 

Muitos talvez não deem a devida atenção, mas é muito importante manter os parâmetros do pH da piscina. Esse cuidado também faz parte do processo de manutenção, como filtragem e tratamento ultravioleta.

Existem formas de controlar o pH da água, evitando que ela fique ácida ou alcalina. Saiba mais detalhes sobre como manter o nível de pH da sua piscina conforme os parâmetros. Leia e veja os produtos que podem ser usados nesse controle!

O que é pH da piscina?

O pH da piscina é um parâmetro que indica o nível de acidez, basicidade ou neutralidade da água presente na piscina. Ele é representado com um valor numérico que reflete a concentração de íons hidrogênio presentes na solução.

Manter o pH da água da piscina nos níveis adequados é necessário para assegurar a qualidade da água, proporcionar mais durabilidade à piscina e aos seus equipamentos e para evitar irritações na pele e nos olhos dos usuários.

O nível ideal de pH da piscina fica entre 7,2 e 7,6 para garantir um ambiente saudável e confortável para os usuários.

Quais são os fatores que afetam o pH da piscina?

Vários fatores podem afetar o pH da piscina. Você deve identificar quais são eles para manter a qualidade da água, criando um ambiente seguro para os usuários na medida em que se previne, dentro do possível, contra as alterações em seus parâmetros.  Os seguintes elementos desempenham papéis significativos na alteração do pH da sua piscina:

  •         resíduos de produtos corporais: suor, protetor solar e cosméticos introduzidos na água pelo contato humano podem influenciar o pH, exigindo o monitoramento e ajuste dele;
  •         chuva: a água da chuva, com um pH ácido, pode reduzir o pH da água da piscina, tornando os tratamentos químicos menos eficazes e, potencialmente, contribuindo para a corrosão de equipamentos;
  •         circulação da água: uma má circulação da água pode resultar na formação de áreas estagnadas com pH desequilibrado, afetando a homogeneidade e a eficácia do tratamento químico da água;
  •         elevada concentração de substâncias químicas: um aumento na concentração de substâncias como cálcio e fosfato pode alterar os níveis de pH, exigindo medições regulares e adequações;
  •         detritos: sujeiras e partículas, como insetos, poeira, terra, areia, folhas e gravetos, também podem mudar o pH, comprometendo a qualidade da água da piscina;
  •         vento: o vento pode carregar partículas, folhas, galhos e outros materiais para dentro da piscina, desequilibrando o pH.

Diante desses fatores, o que você pode fazer para minimizar os riscos, garantindo o equilíbrio do pH na água da piscina? Seguem algumas soluções:

  •         usar uma capa de proteção para piscina quando ela não estiver em uso, pois assim você evitará a acumulação de detritos carregados pelo vento ou de áreas próximas (folhas, gravetos e outros materiais) e também evitará a água da chuva;
  •         instalar uma ducha na área de lazer para que os usuários se molhem antes de entrar na piscina, evitando que o suor e produtos químicos afetem a água e o pH;
  •         instalar uma bomba de hidromassagem e/ou cascatas para ajudar na circulação da água, pois ambas produzem movimentação da água de formas diferentes;
  •       filtrar periodicamente a água para remover a sujeira, deixando a água limpa e saudável para uso de todo (por meio da função “recircular” do filtro é possível promover a circulação de toda a água da piscina);
  •         usar um gerador de cloro para produzir cloro na medida adequada, evitando os excessos que podem contribuir para deixar a água mais ácida ou mais alcalina (o gerador de cloro é um produto que separa o cloro existente no sal por meio da eletrólise e aplica-o na água na quantidade certa, sem excessos e sem a consequente formação de cloramina);
  •         utilizar um dosador de cloro, que dilui na água tabletes de cloro de forma controlada, conforme o volume da piscina;
  •         fazer uso de uma peneira cata-folha para uma limpeza mais superficial, removendo folhas e galhos que ficam boiando.

Quais são as vantagens de manter o pH da sua piscina dentro dos parâmetros?

A manutenção do pH da piscina nos parâmetros recomendados proporciona algumas vantagens. Veja quais são elas:

Qualidade da água garantida

Se você deseja manter sua área de lazer sempre saudável e pronta para ser usada, o pH dentro do nível adequado é fundamental.

Assim, os usuários não sentirão desconforto e o cloro agirá com sucesso, promovendo a desinfecção da água.

Durabilidade da piscina e dos equipamentos

Um pH adequado ajuda para a longevidade da estrutura da piscina e de seus equipamentos, prevenindo a corrosão de acessórios metálicos presentes na água.

De qualquer forma, na hora de comprar os equipamentos para sua piscina, priorize aqueles que já apresentam proteção contra a oxidação, como o trocador de calor com condensador de titânio.

Eficiência dos tratamentos químicos

O pH adequado melhora a eficácia e a eficácia dos tratamentos químicos, auxiliando na desinfecção e na eliminação de microrganismos, o que vai garantir mais segurança e bem-estar aos usuários.

O desequilíbrio do pH pode interferir na eficácia do cloro, reduzindo sua capacidade de eliminar microrganismos nocivos.

Como manter os parâmetros do pH da sua piscina?

Para manter os parâmetros do pH da sua piscina, é importante testar regularmente usando um kit de teste, o que permite verificar se o pH está dentro da faixa ideal de 7,2 a 7,6. Dessa forma, você assegura a qualidade da água e a durabilidade dos equipamentos da piscina.

Ajuste o pH conforme necessário, fazendo uso de produtos específicos para elevar ou reduzir o pH, segundo os resultados dos testes. Isso pode ser feito com um elevador de pH para aumentar o pH ou um redutor de pH para reduzi-lo.

O controle da alcalinidade da água permite estabilizar o pH. A faixa de alcalinidade ideal é entre 80 e 120 ppm, e o ajuste é feito com produtos adequados.

Agora você sabe a grande importância de manter dentro dos parâmetros o pH da piscina. O kit de teste da Sodramar é formado por uma célula e dois frascos de reagente: a solução 1 é destinada ao pH e a solução 2 é destinada ao cloro. A célula apresenta uma escala que vai de 0,5 a 5,0 para o cloro e 6,8 a 8,2 para pH.

Manter o pH da sua piscina controlado faz parte do tratamento da água. Nesse sentido, confira agora 6 dicas de acessórios para manter sua piscina limpa e bem tratada.