Quem tem piscina em casa sabe como é gostoso poder aproveitar a água gelada quando o dia amanhece quente e os amigos vêm passar o dia em casa. Mas essas mesmas pessoas sabem como é chato quando a temperatura está alta e a piscina está totalmente suja. Além de não ser nada agradável aos olhos (e provavelmente ao olfato), nadar na água verde e turva pode fazer mal à saúde.
Pensando nisso, preparamos uma lista completa com 4 formas de evitar que a água da sua piscina fique suja. Veja agora e entenda como manter a sua piscina pronta para o uso o ano inteiro.
1. Lembre-se da limpeza da água quando fizer o projeto da piscina
A principal e mais importante maneira de manter a água da piscina limpa o ano todo é instalando todo o equipamento necessário para isso. Esse é um projeto que deve ser considerado desde o momento de instalação da piscina para que todos os equipamentos sejam mantidos nas condições ideais. Mas mesmo se você não tiver feito isso ainda, há tempo, não se preocupe.
2. Instale todos os equipamentos necessários para evitar que a água da sua piscina fique suja
Isto posto, tome nota de tudo o que é necessário para evitar que a água da sua piscina fique suja. Antes de mais nada, uma bomba. Ela é responsável por fazer a água circular e passar por todo o sistema de limpeza. Também é importante se certificar que você tenha um filtro de qualidade. Com a força da bomba, a água passa pelo filtro que retira da água toda a sujeira sólida.
Mas existe aquela sujeira que não é captada pelo filtro. Ou seja, todas as substâncias que precisam ser retiradas, mas que dependem de reações químicas para isso. Para tanto, o recomendável é realizar o controle de pH e correção dele com a aplicação do cloro. O equipamento necessário para isso é o estojo de testes.
3. Tenha um aspirador para o fundo e uma peneira para a superfície
O aspirador e a peneira são igualmente necessários e totalmente complementares para evitar que a água da sua piscina fique suja. Por um lado, a peneira retira da superfície todas as sujeiras que boiam. Folhas das árvores, grama cortada e até pequenos gravetos. Ela é importante para evitar que esses detritos entrem no filtro e acabem forçando uma troca prematura. Por outro lado, o aspirador exerce duas funções ao mesmo tempo. Além de aspirar toda a sujeira que decantou e está acumulada no fundo da piscina, ele também faz a escovação do fundo e das paredes. Esse é um diferencial e tanto, uma vez que a alternativa para essa escovação seria fazê-la na mão e mergulhando.
4. Use uma capa protetora quando a piscina não estiver em uso
A última dica, e tão importante quanto todas as outras, é usar sempre uma manta protetora quando a piscina não estiver em uso. Ela impede que sujeiras do seu jardim sejam carregadas pelo vento para dentro da piscina e contribuam para a perda de qualidade da água. Além disso, dependendo da capa que você escolher, ela ajudará a manter a água quentinha e sempre pronta para o banho.
Para evitar que a água da sua piscina fique suja, algumas medidas são necessárias. Antes de mais nada, é importante prever esse tipo de cuidado desde a elaboração do projeto. Para tanto, você deverá instalar uma bomba de água e um filtro na sua piscina. Depois, é importante ter em casa um estojo de testes, um aspirador para o fundo e uma peneira para a superfície. Com toda essa ajuda em casa, a sua piscina ficará perfeita para o banho sempre que o dia amanhecer pegando fogo.
Qual é a sua rotina de cuidados com a qualidade da água da sua piscina? Compartilhe sua experiência nos comentários!