A quem não conhece corretamente, a manutenção da piscina pode ser um trabalho a mais e desnecessário. Mas a verdade é que essa tarefa, embora muito necessária, pode ser bem menos trabalhosa do que imaginam. Na realidade, quando feita corretamente, a limpeza da piscina não dá trabalho nenhum.
Para provar isso, fizemos uma lista com 3 dicas para filtrar a água da sua piscina sem esforço. Continue lendo este artigo e entenda de uma vez por todas como ter uma área de lazer completa e não perder o seu tempo a mantendo em dia.
1. Instale um filtro compatível com o tamanho e uso da sua piscina
Para que a sua piscina se mantenha boa para uso, é fundamental que você instale um filtro nela. Ele é composto por um sistema de filtragem por areia, que manterá todos os sedimentos, folhas, gravetos e até terra fora da sua piscina. Ele funciona automaticamente e você não precisará se preocupar em filtrar a água da sua piscina.
Quando for escolher o seu filtro, certifique-se de que ele é adequado ao volume de água que a piscina comporta. Assim como a sua frequência de uso, se é doméstico ou comercial. Da mesma forma, é preciso trocar a areia dentro dele. Mas não se preocupe, essa função deverá ser feita, no mínimo, uma vez ao ano. Não demora muito e, se você preferir, é um serviço que pode ser terceirizado.
2. Compre uma bomba adequada ao volume de água
A bomba é outro equipamento que ajuda a manter a água da sua piscina limpa. Isso porque ela faz a água circular e a leva diretamente para dentro do filtro. Da mesma forma que o tópico anterior, algumas observações sobre as características da sua piscina devem ser levadas em consideração.
Avalie o volume de água, tamanho da piscina, frequência e uso e também a capacidade do encanamento. Essas providências evitam que você tenha gastos extras comprando um aparelho muito mais potente que as suas necessidades.
3. Ajude o seu equipamento a filtrar a água da sua piscina
Se o título deste texto te levou a crer que esse era o momento de colocar a mão na massa, você está parcialmente correto. A verdade é que serão necessárias algumas medidas para ajudar a filtrar a água da sua piscina. Mas elas são tão simples que parecem bobas.
A primeira delas é manter uma capa protetora enquanto não estiver usando a piscina. Isso evita que dejetos trazidos pelo vento caiam na piscina. Também evita a formação que algas que podem deixar a água verde. Mas se você passou por uma sortuda sequência de dias muito quentes e não quis cobrir a água, é possível retirar as folhas maiores com a ajuda de uma peneira. Dessa forma elas não irão se desfazer dentro da piscina e sobrecarregar o seu filtro.
Filtrar a água da sua piscina é importante para que ela se mantenha limpa para o uso. Essa não é uma tarefa trabalhosa. Na realidade, a maioria do trabalho é feito por equipamentos. Com um bom planejamento, você poderá se refrescar e aproveitar o dia sem esforços.
Você tem o hábito de manter a sua piscina limpa? Conte nos comentários quais são seus métodos de limpeza.