Quem tem piscina em casa deve manter uma rotina fiel de manutenção. Afinal, o espaço só ficará apropriado para uso se estiver com a água bem higienizada e tratada.
Para isso, não basta apenas escovar, peneirar e aspirar. É preciso ir além e contar com alguns equipamentos que asseguram um bom resultado.
O mercado oferece muitas opções de produtos apropriados para os cuidados com a piscina. Porém, alguns deles são fundamentais para procedimentos seguros e eficazes e não devem faltar em sua casa. Quer saber quais são eles? Acompanhe a lista completa a seguir!
1. Filtros
Importantíssimos para os cuidados com a piscina, os filtros asseguram que a água fique livre de impurezas através de um processo minucioso de filtração. O material que garante sua eficácia é a areia, pois é ela que retém os resíduos poluentes e impede que eles retornem para a piscina.
O filtro da piscina residencial deve ser ativado e feito em 8 horas, todos os dias. Essa é a melhor maneira para evitar que a água apresente um aspecto esverdeado e sujo em qualquer período. E, mesmo que a areia possa ser trocada somente de dois em dois anos, não se esqueça de verificar se o equipamento precisa de outro tipo de manutenção periódica para continuar exercendo sua função corretamente.
2. Bombas
Manter a água em constante circulação também está entre os constantes cuidados com a piscina. E, para isso, nada melhor do que a utilização de uma bomba. É ela que, através de atuação mecânica, estimula a movimentação recorrente da água.
Por meio de uma câmara a vácuo, a bomba suga a água e depois a devolve para a piscina. Isso evita o surgimento de algas e o acúmulo de sujeira, já que em seu sistema existe um filtro que impede o retorno de qualquer detrito para a piscina.
3. Gerador de cloro: é um dos cuidados com a piscina que se deve ter
Acredite se quiser: com um gerador de cloro, é possível produzir cloro automaticamente. Realizar a cloração manual em dias alternados é uma atividade muito trabalhosa, e nem sempre sobra tempo para a tarefa.
Por isso, esse produto dosa a substância de maneira prática e rápida e ainda evita o cheiro forte que ela geralmente tem. Sua base de tratamento é o sal, e ele é extremamente econômico, sem dizer que deixa a piscina pronta para uso assim que sua atuação é finalizada.
Vale dizer que um gerador de cloro é um produto que se paga sozinho, pois o sal é muito mais barato do que o cloro. Com o tempo e a economia gerada pelo equipamento, se paga o investimento feito por ele antes do que você imagina!
4. Ultravioleta
Não se pode falar em cuidados com a piscina sem mencionar a desinfecção com ultravioleta. Essa é uma tecnologia de purificação da água, cujo principal objetivo é proporcionar um processo de esterilização completo.
Segura, ela elimina o excesso de cloro, não adiciona outros produtos químicos na água e é eficiente no extermínio de bactérias, vírus, algas e fungos. Por ser um sistema de lâmpadas, a única manutenção exigida é a troca delas quando estiverem queimadas.
Como você pode ver, apenas alguns equipamentos básicos garantem uma piscina higienizada e segura. Assim, você e sua família podem aproveitar o espaço com tranquilidade e segurança.
Quais desses produtos já fazem parte dos seus hábitos e cuidados com a piscina? Você conhecia todos os que foram citados por aqui? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!