piscinas de alvenaria

piscinas de alvenaria

Para ter sua própria área de lazer, você precisa investir tempo e dinheiro. Mas, se o projeto for corretamente executado, certamente os resultados vão agradar.

Há diferentes tipos de piscina, mas a clássica é a de alvenaria. Ainda é uma das mais procuradas pelas pessoas.

Se você está entre essas pessoas, não deixe de ler nosso post. Continue atento e veja nosso guia completo para construção de piscinas de alvenaria!

O que é piscina de alvenaria?

As piscinas de alvenaria são aquelas construídas por um dos principais métodos: blocos/tijolos ou concreto armado. O primeiro método é o mais comum e mais econômico. O outro envolve mais custos, mas oferece uma estrutura mais robusta, sendo adequada para projetos mais complexos.

As piscinas de alvenaria podem apresentar designs diversos, com formatos variados e combinações criativas. É possível integrá-las com o ambiente circundante, por exemplo. Um modelo muito usado atualmente é a famosa piscina com borda infinita.

As modernas técnicas construtivas permitem incluir equipamentos avançados, como trocador de calor, bomba para hidromassagem, iluminação subaquática, cascata, sistemas automatizados de limpeza e de controle.

Como construir piscinas de alvenaria?

Vamos agora fornecer um passo a passo para você entender como acontece a construção de piscinas de alvenaria:

Definição do local, do formato e da profundidade

O primeiro passo é definir o local, o formato e a profundidade da piscina. Recomenda-se a escolha de um local com boa incidência de sol e com espaço suficiente nas laterais.

A proximidade com árvores pode aumentar o trabalho de limpeza, já que terá que remover com mais frequência as folhas, flores e os frutos que vierem a cair na água. Esse procedimento pode ser feito com a ajuda de uma peneira cata-folha.

Outro ponto a considerar em relação ao local é o nível de privacidade. Para algumas pessoas, é importante um local mais reservado. Outras, no entanto, podem preferir um lugar mais visível.

Também é necessário considerar a profundidade, levando em conta os usuários, especialmente se houver crianças. Se for o caso, você pode optar por uma piscina com profundidades diferentes, separadas por raias ou por formatos menores ou diferentes (por exemplo, um quadrado menor para uso das crianças).

Preparação e planejamento

Antes de iniciar a construção, é preciso analisar as condições do solo para definir o tipo de reforço necessário e as ferramentas para a escavação.

Em solos mais saturados, possivelmente haverá a necessidade de usar escoras para evitar desmoronamentos. Também é preciso planejar a área que será escavada, bem como as ligações hidráulicas, o motor e os pontos de drenagem.

Faz parte do planejamento também definir quais materiais serão usados, bem como definir o orçamento e o prazo médio para começo e término da obra.

Contratação de profissionais qualificados

Como se trata de uma obra de porte médio, que envolve riscos e exige qualificação, você não pode descuidar na hora de contratar os profissionais necessários.

Pesquise e contrate engenheiros, arquitetos e construtores com experiência comprovada em projetos de piscinas de alvenaria.

Tenha certeza de que os profissionais efetivamente dominem as melhores práticas de construção e entendam quais são os materiais mais adequados para a realização da obra.

Seleção de materiais de boa qualidade

É conveniente escolher materiais de boa qualidade, que ofereçam durabilidade e as propriedades desejadas conforme a função de cada um.

Da estrutura à impermeabilização, passando pelos revestimentos e sistemas de filtragem, a excelência dos materiais usados é da máxima relevância. Somente assim, o resultado final será o mais próximo possível do projeto, permitindo o conforto e a segurança dos usuários.

Fundação e estrutura

A fundação é um ponto fundamental na construção de piscinas de alvenaria, pois é a parte que fica em contato direto com o solo.

Uma boa opção é fazer um radier, com uma viga de fechamento, em que a armadura das paredes é amarrada.

As paredes são erguidas com blocos estruturais, armados internamente e cheios de concreto, garantindo a resistência aos esforços.

Impermeabilização

A impermeabilização é uma das etapas mais importantes, pois o concreto não é 100% impermeável e precisa de proteção.

A impermeabilização permite a estabilidade da estrutura e evita pontos de infiltração, já que a perda de água pode prejudicar tanto a estrutura quanto o solo em torno.

Revestimentos

Finalmente, é feito o revestimento final, geralmente com cerâmicas ou pastilhas. É preciso escolher um material de fácil limpeza, que facilite a manutenção e evite o acúmulo de sujeira e o desenvolvimento de fungos. Para as bordas da piscina, convém escolher um material antiderrapante e que não esquente muito.

Instalação de produtos

Depois de revestir, você pode instalar equipamentos para otimizar o uso da piscina. As piscinas de alvenaria em geral podem receber qualquer equipamento moderno, como:

E, para deixar a área de lazer ainda mais sofisticada, você pode construir uma sauna próxima, integrando-a à piscina.

Como fazer a manutenção das piscinas de alvenaria?

Depois de acompanhar o passo a passo para construir piscinas de alvenaria, vale a pena conhecer um pouco sobre os cuidados necessários para conservá-la, mantendo a higiene:

Defina um plano de manutenção regular, incluindo limpeza, equilíbrio químico e inspeção. A limpeza requer o uso de filtro e bomba, produtos indispensáveis para qualquer piscina. A filtragem da água permite limpar a água em níveis profundos, evitando a substituição e, portanto, o desperdício de um recurso natural tão valioso.

Para a limpeza, você pode usar também o robô para limpeza, que escaneia a área, aspira o fundo da piscina e limpa as paredes das piscinas de alvenaria de forma automatizada.

Para garantir os níveis adequados de pH e de cloro, use um estojo de testes que conta com dois reagentes (um para pH e o outro para cloro).

Para tratar a água, recomendamos duas opções: o gerador de cloro e o tratamento ultravioleta. O primeiro produz cloro na quantidade adequada para desinfectar o volume de água de sua piscina. O segundo é um tratamento inovador, totalmente limpo (não deixa resíduos), que mata microrganismos nocivos usando a radiação UV.

Agora você já está pronto para usufruir das vantagens que sua área de lazer oferece. As piscinas de alvenaria também ajudam a valorizar seu imóvel — principalmente se o projeto for arrojado. E lembre-se de que a loja Sodramar possui os melhores produtos para sua piscina!

Quer ter certeza de que sua piscina será realmente completa? Veja um checklist de tudo que não pode faltar em piscinas de alvenaria e CONSTRUA A PISCINA DO SEUS SONHOS!