Você é engenheiro ou arquiteto e está em processo de desenvolvimento de diferentes projetos de área de lazer? Então neste artigo a Sodramar traz boas notícias para te inspirar! Nele, você vai conferir as principais tendências em revestimentos e sistemas de construção de piscinas de condomínios, clubes e resorts para oferecer aos seus clientes mais conforto, modernidade e sofisticação. Confira!
3 tendências em revestimentos e sistemas para construção de piscinas de condomínios
Buscando inspirações modernas, seguras e eficientes para os seus projetos? Então confira as sugestões a seguir.
Manta armada
Uma tendência em construção de piscinas de condomínios é a manta armada. Trata-se de uma solução impermeabilizante para piscinas novas ou com problemas de infiltração, que dispensa a necessidade de retirar os azulejos já existentes e de impermeabilizar a estrutura.
Isso porque a manta armada é um laminado duplo de PVC, que garante à piscina estanqueidade, durabilidade e beleza. Assim como o revestimento de vinil, a manta armada também é aplicada sobre a estrutura do tanque, moldando-se completamente a sua forma e tamanho. E, além disso, também possui função decorativa graças às suas estampas modernas, atraentes e relaxantes.
Dispositivos de segurança são obrigatórios em piscinas de condomínios
Além dos sistemas construtivos apresentados anteriormente, os dispositivos de segurança para piscinas de condomínio também são muito úteis. E mais do que isso: indispensáveis e obrigatórios. Entre eles, destacam-se as tampas, drenos e grades, que regulam a vazão e a velocidade de escoamento da água, garantindo mais segurança aos banhistas. As tampas, inclusive, devem ser do tipo anti-aprisionamento, que evitam que os banhistas fiquem presos pelos cabelos durante o funcionamento do dreno da piscina.
Ainda falando em segurança em piscinas, outro item obrigatório e que deve ser lembrado em seu projeto é o botão de emergência. Caso aconteça algum imprevisto, basta acioná-lo que ele interrompe imediatamente o funcionamento de todos os equipamentos da piscina. Mas é claro que além desses dispositivos já citados, as cercas de proteção e os corrimãos também não devem ser esquecidos.
Mas por que investir em segurança em piscinas? Porque quando o assunto é construção de piscinas de condomínios, algumas exigências devem ser cumpridas. Elas estão previstas na Lei 14.327/2022 e dizem respeito aos requisitos mínimos de segurança para a fabricação, a construção, a instalação e o funcionamento de piscinas ou similares, bem como a responsabilidade em caso de seu descumprimento.
Para além da exigência legal, vale ainda lembrar que juntos, os dispositivos de segurança agregam valor aos seus projetos, na medida em que deixam qualquer área de lazer mais moderna, segura e mais atrativa aos seus clientes.
Acessórios que não podem faltar na construção de piscinas de condomínios
Para finalizar, mais uma dúvida muito comum quando o assunto é construção de piscinas de condomínios: quais acessórios são indispensáveis? Entre os básicos podemos citar os filtros e bombas, as duchas e as cascatas para piscinas. Juntos, eles deixam a água mais limpa e própria para o banho.
Mas é claro que além desses acessórios você também pode modernizar o seu projeto de área de lazer incluindo alguns itens especiais. As escadas e a iluminação LED, por exemplo, deixam a piscina mais segura e bonita, enquanto uma sauna a vapor possibilita momentos de puro relaxamento. Os aquecedores para piscinas, por suas vezes, deixam a água sempre em temperatura agradável e possibilitam o uso da piscina de noite e em dias nublados.
E por falar em aquecimento para piscinas, não deixe de incluir as capas térmicas no seu projeto. As capas térmicas da Sodramar impedem que sujeiras caiam no tanque, diminuem em até 97% a evaporação da água e reduzem em 75% a perda de calor em piscinas aquecidas.
Agora que você já sanou algumas dúvidas sobre construção de piscinas de condomínios, é hora de saber onde garantir os melhores equipamentos do mercado. Conheça as soluções da Sodramar para os seus projetos residenciais ou comerciais.