Ter uma piscina em casa já é uma realidade para boa parte das pessoas. Esse equipamento maravilhoso permite que as pessoas desfrutem de um ótimo lazer sem precisar sair de casa, para ir a um clube ou resort, por exemplo.
Muitas perguntas podem ser feitas com a intenção de garantir um bom projeto e uma boa obra. Todas as suas dúvidas devem ser tiradas antes de começar a construir piscina. Veja 7 perguntas que você pode fazer ao arquiteto!
1. Qual é a melhor localização para construir piscina em meu terreno?
Essa é uma questão importante porque a ventilação e a incidência do sol são fatores que é preciso levar em consideração.
A proximidade com árvores, por exemplo, pode favorecer o aumento de sujeira, com a queda de folhas e cascas do tronco, a presença de insetos e outros inconvenientes.
Caso deseje um local sombreado, é melhor contar com uma cobertura artificial, que o próprio arquiteto pode projetar.
A localização ideal também envolve critérios como maior ou menor privacidade, acessibilidade para máquinas e facilidade de manutenção.
Vale a pena pensar a longo prazo, de forma que tanto a piscina quanto a casa de máquinas e o espaço em torno sejam bem aproveitados.
Essas são questões valiosas que devemos considerar antes de construir piscina. Uma piscina bem localizada fará muita diferença para entretenimento e manutenção.
2. Qual é o melhor tipo de piscina para minha casa?
Como se sabe, há piscinas de diferentes tipos. Claro que a preferência pessoal é decisiva na escolha final, mas é importante conversar com o arquiteto sobre a viabilidade de construir piscina no tipo desejado.
Por exemplo, quanto ao formato, as piscinas podem ser geométricas (quadradas, retangulares, redondas, ovais, combinação de formatos) ou irregulares, ou seja, com uma geometria irregular (também chamadas piscinas orgânicas).
Quanto aos materiais, existem as piscinas de alvenaria, de fibra de vidro, de vinil, sendo que as primeiras podem receber diferentes materiais, como tijolos, pedras, concreto.
A piscina de vinil se assemelha bastante à de alvenaria, mas o revestimento é vinil, também chamado de bolsão. É possível fazer desenhos personalizados no vinil, deixando a piscina ainda mais parecida com a de alvenaria. O vinil facilita a manutenção e também custa menos.
Já a piscina de fibra de vidro é formada por muitas camadas de fibra de vidro. É um produto pré-moldado que sai da loja pronto para ser instalado no terreno.
Quanto aos modelos, hoje é muito comum as pessoas optarem pela piscina de borda infinita, que passa a sensação de que a água se funde com o horizonte, em uma configuração menos artificial, que lembra o mar.
Mas existem modelos diversos, como:
- piscina infantil, de menor profundidade, destinada a crianças;
- piscina rústica, com deck de madeira e outros objetos que remetem ao campo;
- piscina com spa, que pode ter um trocador de calor para promover aquecimento e uma bomba de hidromassagem para melhorar a qualidade de saúde dos usuários;
- piscina integrada à casa, que parece ser uma continuidade do espaço interno da casa;
- piscina com cascatas, que apresenta cascatas em seu trajeto (podem ser de diferentes tipos e modelos: de aço inox, de acrílico, de embutir);
- piscina com sauna, é um modelo que divide no mesmo espaço destinado ao lazer uma piscina e uma sauna (que pode ser úmida ou seca);
- bar molhado, é um modelo com mesa, ombrelone e bancos, ideal para tomar drinks enquanto curte o frescor da água (vale ainda instalar uma ducha, mas devemos lembrar que a ducha é recomendada para qualquer tipo de piscina);
- piscina para natação, destinada prioritariamente para a prática do esporte, com raias que dividem as áreas.
3. Qual é o melhor tamanho para construir piscina em minha casa?
As dimensões da piscina também são importantes. Antes de construir piscina, certifique-se com o arquiteto qual é o melhor tamanho, considerando a quantidade de usuários.
Ela será usada somente pelas pessoas da casa? Será destinada a um número maior de pessoas, como amigos e outras visitas?
4. Qual é o melhor revestimento para minha piscina?
Você também deve consultar o arquiteto a esse respeito. Informe-se com ele sobre qual é o revestimento mais adequado, considerando estética e durabilidade.
Nesse caso, suas preferências pessoais também são relevantes, mas é bom obter mais informações sobre o assunto junto ao profissional. Há diferentes tipos de revestimento, além do vinil, do qual já falamos:
- pastilhas de vidro ou cerâmica;
- azulejos;
- cerâmica;
- pedras;
- porcelanato;
- fulget (cimento e pequenas pedras).
5. Quais são os cuidados de manutenção da piscina?
Lembre-se de que toda piscina precisa de manutenção. Convém saber qual é a manutenção necessária para manter a água limpa e tratada, saudável para todos os usuários.
A filtragem é um dos cuidados mais importantes. Por meio de um filtro e uma bomba, você consegue efetuar a limpeza de toda a água, evitando o desperdício.
É fundamental identificar o filtro e a bomba mais adequados conforme o volume da piscina. Estão disponíveis desde filtros para piscinas pequenas até filtros para piscinas muito grandes, com mais de 300 mil litros, por exemplo.
Outros produtos que colaboram com a limpeza são a peneira cata-folha, o aspirador e a tecnologia mais revolucionária nesse sentido: o robô para limpeza de piscina, que automatiza o processo.
Em relação ao tratamento, existem soluções modernas muito eficazes. É o caso do gerador de cloro à base de sal, que produz cloro na quantidade certa para tratar a água, e do tratamento ultravioleta, que mata microrganismos com a radiação ultravioleta.
6. Quais são os cuidados que devo ter em relação à segurança na piscina?
Também fique atento ao nível de segurança da piscina, principalmente se existirem crianças, animais domésticos e pessoas com algum tipo de limitação na mobilidade (idosos e grávidas, por exemplo).
Uma solução simples é cercar a área da piscina com a cerca de proteção, que evita que crianças e pets se aproximem muito da piscina sem a presença de alguém responsável.
Outra medida de segurança é instalar o botão de segurança. Diante de uma emergência, basta ativar o botão e os equipamentos param de funcionar automaticamente.
É recomendado ainda colocar, pelo menos, uma escada e um corrimão para facilitar o acesso à piscina. A segurança deve ser prioridade em qualquer projeto.
7. Qual é o prazo estimado para a construção da piscina e os custos envolvidos?
Finalmente, essa é uma pergunta fundamental. Você deve ter ciência de quanto será gasto no projeto e em sua execução, bem como quanto tempo levará para a obra ficar completa. Sonhar é bom, mas seja sempre realista.
Você conferiu algumas perguntas pertinentes quando se trata de construir piscina. Mas outras indagações podem ser feitas. Tire todas as suas dúvidas antes de dar início à obra. Na Sodramar, você vai encontrar todos os produtos necessários para garantir a segurança, a manutenção, a estética e a funcionalidade de sua piscina!
Saiba que vale a pena construir piscina. Ela vai dar lazer, conforto e até mais saúde a você e à sua família. Além disso, ela agrega valor ao imóvel. Veja por que ter uma piscina em casa é um investimento!