Manter a piscina em bom estado o ano inteiro demanda alguma dedicação. No caso dos modelos de grande porte essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora. Afinal, com um volume de água maior é necessário investir em equipamentos específicos. Caso contrário, além de reduzir sua vida útil, certamente serão menos eficientes.
Assim, na hora de montar o projeto, é necessário calcular a demanda com cuidado para garantir que a manutenção seja eficaz. E para ajudar na escolha, criamos esse post com 3 dicas imprescindíveis para usar na hora de comprar bombas para piscinas de grande porte. Leia mais e descubra!
1. Considere o volume de água
As bombas atuam aspirando a água até o filtro e após volta para a piscina. Como é possível perceber, esse é um equipamento indispensável, já que é a sua potência que vai determinar a velocidade da filtragem.
Por isso, nem sempre a bomba mais forte é a mais indicada para o seu caso. Usar acessórios muito acima da necessidade pode resultar em um gasto excessivo de energia e subaproveitamento do produto. Da mesma forma, se ela for fraca não conseguirá realizar o processo dentro de um prazo razoável.
A maioria das bombas e filtros vêm com a descrição de sua capacidade e vazão. Dessa forma, você consegue calcular se eles conseguirão fazer a filtragem no tempo que você espera. As bombas para piscinas BMS 5,5cv, por exemplo, são indicadas para até 704 mil litros.
2. Pense no tempo de filtragem
Outro parâmetro importante na hora de escolher os equipamentos é o tempo de filtragem. Geralmente a recomendação é que o processo leve seis horas de acordo com as normas sanitárias vigentes. Assim, os aparelhos devem se ajustar a essa demanda.
Se eles forem inferiores, podem levar muito mais tempo e ficarão certamente sobrecarregados. Por isso, na hora de escolher um filtro FVP e as bombas você deve se atentar à vazão. Por esse motivo é muito importante que o projeto seja realizado por um profissional. Ele vai conseguir realizar os cálculos necessários para garantir o melhor aproveitamento dos equipamentos com o menor gasto de energia possível.
3. Preste atenção no encanamento
Além de considerar o volume de água e o tempo de filtragem você também precisa se atentar ao encanamento. Imagine comprar uma bomba de alta capacidade como os modelos BMU e perceber que ela não é compatível com a estrutura da piscina. O transtorno será impensável, não é verdade?
Da mesma forma, os adaptadores e o encanamento devem ser calculados de acordo com o tamanho da piscina e a vazão. Isso vai garantir que você poderá investir nas bombas para piscinas e filtros ideais para suas necessidades.
Como é possível perceber existem vários fatores a se considerar na hora de escolher bombas para piscinas. O volume de água, tempo de filtragem e compatibilidade com o encanamento são apenas alguns. Por isso, é muito importante contar com um profissional capacitado na hora de realizar os cálculos no seu projeto.
Gostou das dicas? Então, confira também toda a tecnologia Sodramar para deixar sua área de lazer completa.