Para fazer a limpeza da água da piscina, um equipamento indispensável é o filtro. Mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, o filtro ainda é fundamental. O processo de limpeza é bastante simples. O equipamento contém areia, específica para filtrar partículas de sujeira da água.
A água da piscina, através da bomba, é sugada até o filtro e prossegue para a camada de areia, que retém as impurezas da água. Consequentemente, a água é devolvida limpa à piscina.
Mas convém escolher o filtro para piscina mais adequado para o seu caso. Confira abaixo os tipos e como você deve escolher entre eles!
O filtro para piscina FM
O filtro para piscina FM apresenta um tanque termoplástico anticorrosivo e muito resistente a pressões internas. O produto passa por uma bateria de testes para confirmar sua eficácia e segurança. Dessa forma, o filtro FM permite uma limpeza ideal da água.
O design do produto é exclusivo, com estética aprimorada e formato ergonômico. A válvula do FM foi desenvolvida especialmente para que a água, depois que penetrar no tanque, seja distribuída de maneira homogênea. A água é direcionada para as paredes do tanque e atravessa uma quantidade maior de camadas de areia, o que proporciona uma filtração mais efetiva.
Veja o potencial de filtragem máximo em 8 horas de cada modelo:
- 19 mil litros de água (FM-25);
- 28 mil litros de água (FM-30);
- 40 mil litros de água (FM-36);
- 50 mil litros de água (FM-40);
- 78 mil litros de água (FM-50);
- 113 mil litros de água (FM-60);
- 176 mi litros de água (FM-75);
- 226 mil litros de água (2 FM-60);
- 312 mil litros de água (FM-100);
- 352 mil litros de água (2 FM-75).
O filtro para piscina FMS
Outro tipo de filtro para piscina é o FMS. Uma boa vantagem é que ele oferece mais facilidade no manuseio. A válvula desse filtro se situa na parte lateral do tanque. Isso permite instalações em decks ou casas de máquinas de menores dimensões ou com alturas mais baixas. O filtro é confeccionado em polietileno e vem com três uniões de 1.1/2”.
Está disponível nas versões:
- FMS 45 para piscinas de até 64 mil litros;
- FMS 50, até 88 mil litros;
- FMS 65, até 124 mil litros;
- FMS 70, até 156 mil litros.
O filtro para piscina FVP
Esses tipos de filtro para piscina são destinados a locais maiores, ou seja, são comerciais, usados em clubes, academias, condomínios, hotéis. Sua matéria-prima é a fibra de vidro. Não há emendas, ou seja, são na forma de monoblocos. O filtro FVP tem elevada resistência a pressões acima de 2,5 kgf/cm2 (2,5 quilogramas-força por centímetro quadrado).
Juntamente com o filtro vem uma válvula seletora de 2.1/2” com três uniões para facilitar a conexão da peça com o sistema hidráulico que pode ter uma tubulação de até 8”, conforme o volume de água que será filtrado:
- Filtro FVP-100 para até 314 mil litros;
- Filtro FVP-120 para até 451 mil litros;
- Filtro FVP-140 até 611 mil litros.
A escolha do filtro para piscina
Os critérios para escolha envolvem alguns pontos. Por exemplo, sua piscina é residencial ou comercial? Se sua piscina residencial tem dimensões de uma comercial, você pode usar o FVP. Sua casa de máquinas não tem muito espaço? O FMS é uma excelente opção. Quer um modelo bem sofisticado e eficiente? Pode escolher o FM.
O FMS só tem potencial para limpeza de piscinas residenciais de até 156 mil litros. Acima disso, você deve optar pelo filtro para piscina FM (a partir do FM-75).
Agora ficou mais fácil de você escolher qual o filtro para piscina ideal para sua casa. Se ainda tem dúvidas, converse com o profissional de uma loja especializada, pois ele saberá recomendar a opção mais adequada.
Uma empresa especializada faz toda a diferença na hora de comprar produtos para piscina, concorda? Aproveite e confira 3 vantagens de ter um fornecedor de filtros e bombas de piscina especializado em piscinas comerciais!