A bomba é um equipamento importantíssimo para garantir o uso seguro de sua piscina. Ela é responsável por transportar a água até o filtro e contribui para um processo de limpeza exemplar.
Contudo, existem vários tipos desse equipamento e é preciso escolher com cuidado, inclusive para que haja economia de energia em sua utilização. Afinal, nem sempre a bomba mais potente é a mais adequada para a estrutura que você tem em casa.
Sendo assim, continue a leitura para conhecer os 3 principais modelos de bombas residenciais para piscina:
1. Bomba centrífuga autoaspirante
As bombas residenciais para piscinas com função centrífuga autoaspirante são as mais comuns. Sua atuação permite que a tubulação de sucção se encha de água e seja conduzida para a etapa de filtragem.
No corpo de sua estrutura, existe um compartimento especial que retém a água. Por causa dele, o esforço que a bomba realiza é muito menor: ela dura mais, exige uma manutenção mais esporádica e comprova a total resistência do produto conforme seu trabalho exige.
2. Bomba de velocidade variável
Esse é um tipo de bomba que consegue adequar automaticamente sua velocidade de funcionamento conforme a capacidade da piscina. Sua principal característica é a economia, pois como exerce sua atividade de modo mais lento, gera um consumo menor.
Além disso, ela tem uma característica muito procurada em bombas residenciais para piscinas: a baixa vibração e o ruído discreto. O barulho produzido é, então, quase imperceptível em comparação a outros modelos mais rústicos.
3. Bomba de hidromassagem
Essa opção é para quem gosta de ter uma função a mais disponível para relaxar na piscina. A bomba para hidromassagem é mais simples que os outros modelos, uma vez que possui uma potência mais leve e não consegue produzir vazões muito altas.
Contudo, para ser instalada corretamente, é importante que o sistema hidráulico de sua casa suporte seu uso.
Como saber qual das bombas residenciais para piscinas é a melhor para sua estrutura?
Não vale a pena investir em uma bomba muito moderna se seus atributos não serão aproveitados totalmente. Portanto, é fundamental que você conheça o tamanho de sua piscina, o volume de água que ela comporta, o diâmetro dos canos envolvidos no processo e também o tamanho do filtro.
Normalmente, o tempo de filtragem da água dura 8 horas para piscinas residenciais e 6 horas para piscinas comerciais. Porém, dependendo da bomba escolhida, esse tempo pode mudar. Procure também fazer uma instalação segura e correta, com o auxílio de um profissional experiente.
Ele ajudará também a decidir onde a bomba ficará localizada. Todas essas pequenas providências contribuem para um banho seguro, divertido e tranquilo para os frequentadores de sua piscina.
Agora que você conhece os modelos mais utilizados de bombas residenciais para piscinas, pode escolher com segurança qual é o melhor para seu caso. E não deixe de contar aqui abaixo, nos comentários, qual foi a opção definida! Sua experiência pode ajudar muitas outras pessoas a acertar na compra.