As saunas, sejam elas úmidas ou secas, são acessórios de lazer que promovem relaxamento físico e mental. Graças às suas altas temperaturas, elas melhoram condições respiratórias, ativam a circulação sanguínea, favorecem a saúde cardiovascular e melhoram a aparência da pele. Além disso, aliviam dores musculares e sintomas de estresse e ansiedade. Quando instaladas em clubes, hotéis e condomínios, ainda favorecem a interação com outras pessoas, afastando sentimentos de tristeza e solidão.

Todavia, para desfrutar de todos esses benefícios, é preciso que as saunas sejam utilizadas com moderação, sempre seguindo as recomendações do fabricante e respeitando os limites do seu corpo. A seguir você vai conferir algumas dicas para usar saunas secas e úmidas com conforto e segurança!

6 dicas para usar saunas com segurança

Hidrate-se bem antes de entrar na sauna

As altas temperaturas das saunas fazem com que qualquer pessoa perca muito líquido através do suor. Nesse sentido, beber bastante líquido antes de entrar na sauna vai evitar a desidratação e após a sauna, vai ajudar a repor os líquidos no organismo. Recomenda-se, inclusive, ingerir 3 ou 4 copos de água ou ingerir bebidas isotônicas antes e depois de fazer sauna.

Não utilize joias e bijuterias dentro das saunas

Tanto as saunas úmidas quanto as secas atingem altas temperaturas, que podem inclusive chegar aos 90ºC. Sendo assim, acessórios metálicos como cordões, anéis, pulseiras e brincos podem aquecer rapidamente e causar queimaduras.

Utilize roupas adequadas

Afinal, quais são as roupas adequadas para frequentar uma sauna? Embora muitas pessoas pratiquem a atividade da forma com que vieram ao mundo (nuas), apenas enroladas em toalhas, você pode utilizar sungas, biquínis ou maiôs enquanto estiver na sauna. Independentemente da sua escolha de vestimenta, leve consigo sempre uma toalha limpa e seca para forrar o assento, principalmente em saunas compartilhadas.

Cuidado com a temperatura

Nas saunas úmidas, a temperatura costuma ficar em torno de 50ºC, enquanto nas saunas secas, pode chegar aos 90ºC. O importante aqui é saber que cada pessoa tem seus próprios limites. Caso se sinta desconfortável durante o banho de sauna, procure ver com a pessoa responsável se a temperatura pode ser diminuída. Caso isso não seja possível, o ideal é se retirar do ambiente.

Vinte minutos é o suficiente!

Outra dica de segurança em saunas é não ultrapassar o limite de tempo dentro da sauna, devido ao calor excessivo do ambiente. Especialistas recomendam como tempo ideal entre 15 e 20 minutos no máximo. Se for a primeira vez, no entanto, o ideal é começar com 10 minutos apenas.

Após a sauna, evite entrar direto na piscina ou em ambientes frios

Por mais que pareça tentador pular na piscina para se refrescar após um banho de sauna, isso não é recomendado, pois você pode sofrer um choque térmico. O ideal, nesse caso, é refrescar o calor da sauna com um banho de ducha. Comece a molhar aos poucos os pés, em seguida os pulsos, o pescoço, a cabeça e por fim, o corpo todo. Após esse cuidado você estará com a temperatura do corpo equilibrada novamente. E pronto para entrar na piscina!

Agora que você já sabe como usar saunas com segurança, já pode desfrutar de todos os benefícios que o banho a vapor tem a oferecer. Ainda não tem uma sauna para chamar de sua? Então baixe grátis o infográfico Construção de piscina: 6 acessórios que não podem faltar no seu projeto. Nele, você vai conferir um verdadeiro guia para deixar a sua área de lazer completa com sauna, cascata, iluminação e vários outros itens. Aproveite!