sauna-seca-sodramar-piscina

A sauna é uma boa opção em qualquer área de lazer. E nem sempre você precisará investir muito alto para ter esse privilégio em sua casa.

Sabe-se que a sauna é um espaço valioso para cultivar a saúde (melhoria da circulação do sangue e das vias respiratórias, relaxamento) e perder alguns quilos extras. Veja alguns modelos de sauna residencial e por que vale a pena você incluí-la na sua construção!

A sauna residencial Compact Line

Comecemos pela sauna a vapor, também chamada sauna úmida. Ela costuma ser mais confortável para pessoas que têm alergias ou congestionamento no peito ou nos seios nasais.

O gerador de vapor Compact Line é produzido em materiais anticorrosivos, tem gabinete em termoplástico e resistência blindada com potências que vão de 6 kW a 27 kW conforme as dimensões do ambiente, que podem variar entre 3 a 50 metros cúbicos. De acordo com o modelo da sauna residencial Compact Line, o reservatório interno é produzido em aço inox.

Para instalar esse modelo de sauna em sua área de lazer é necessário fazer um projeto cuidadoso, já que se trata de um espaço específico com porta, respiro, assento, piso com material antiderrapante e os acessórios necessários. O gerador de vapor deve ser instalado fora do ambiente.

A sauna residencial Steam Inox

Se o gerador de vapor Compact Line é uma boa opção para montar uma sauna residencial porque é compacto, o gerador de vapor Steam Inox é ainda mais compacto e dispensa a construção de um espaço específico — ele pode ser instalado no banheiro de sua casa ou apartamento. Já imaginou usufruir os benefícios da sauna a vapor sem ter que construir nada, apenas aproveitar o que o imóvel já tem?

A única condição é fechar o box até o teto. Trata-se, portanto, de uma solução versátil e prática, que oferece bastante eficiência na geração de vapor e alta durabilidade e resistência por causa dos materiais usados em sua produção, como o aço inox.

O gerador de vapor Steam Inox pode ser instalado assim dentro da própria sauna, que será o banheiro. É um diferencial que contribui para melhorar a estética.

A sauna seca

A sauna seca é outra opção para sua área de lazer. Também é chamada de sauna finlandesa. Nesse caso, não há geração de vapor nem umidade: o calor é produzido por meio de um forno (gerador de calor) alimentado por pedras especiais.

O forno é feito em chapas de aço carbono galvanizado com acabamento externo em chapa de aço inox 430 espelhado e conta também com:

  • calha para colocação das pedras;
  • resistência em aço inox;
  • sistema exclusivo de coifa para melhor direcionamento do calor;
  • cabos de ligação em amianto.

Para a sauna seca, também é necessário um projeto. O ambiente deve ser revestido com lã de vidro e madeira; deve ter porta de cedro e cerca de proteção no gerador de calor, que deve ser instalado sobre tijolos refratários.

Saunas secas são recomendadas para pessoas que sofrem de artrite reumatoide e outros problemas de saúde que podem piorar com a umidade da sauna a vapor.

Um estudo publicado no “Neurology” (periódico de Londres) confirmou que a frequência regular de sauna contribui para reduzir as chances de infarto porque promove redução da pressão arterial e melhoria do SNA (Sistema Nervoso Autônomo), do sistema imunológico e das funções cardiovasculares. A pesquisa foi feita na Finlândia, onde os habitantes regularmente utilizam a sauna seca.

Seja seca ou a vapor, você tem boas opções de equipamentos para fazer sua sauna residencial e usufruir, juntamente com sua família, de todos os benefícios dela.

Quer mais detalhes sobre a construção de saunas? Então confira 3 maneiras de construir uma sauna dos sonhos em sua casa! Lembre que o projeto deve ser realizado por profissionais qualificados (engenheiros e arquitetos).