Ter uma piscina em casa é o sonho da maioria dos brasileiros. E não é para menos. O item valoriza o imóvel, contribui para a decoração da área externa, ajuda a driblar o calor e promove o relaxamento. E se você está pensando em investir na sua, mas não sabe qual modelo escolher, este artigo traz algumas dicas muito especiais. Vale a pena conferir!
Piscina em família: 4 dicas para acertar na escolha do modelo ideal para a sua casa
Escolher o modelo de piscina ideal para garantir momentos de lazer perfeitos para toda a família exige levar em consideração alguns fatores. Eles, aliás, influenciam no custo final do projeto, na decoração da área externa, na manutenção do item, e, claro, na segurança dos banhistas. Para facilitar o seu processo de escolha, reunimos as dicas a seguir.
Analise o tamanho do seu terreno
As medidas do terreno são essenciais para escolher o modelo de piscina ideal para a sua casa. Embora existam modelos-padrão do item, que atendem inclusive metragens pequenas, é possível ainda mandar fazer a sua própria piscina, com medidas personalizadas.
De qualquer forma, esse é o primeiro passo para acertar na escolha do modelo, até mesmo porque alguns materiais e métodos construtivos são mais indicados para terrenos pequenos do que outros.
Pense na capacidade e uso da piscina
A capacidade da piscina diz respeito à quantidade necessária de litros de água para que ela fique cheia. Além disso, refere-se também à capacidade de uso, ou seja, quantas pessoas podem usar o item ao mesmo tempo.
Geralmente as piscinas prontas como as de fibra são comercializadas nas medidas 3 x 5 m, 4 x 8 m, 6 x 4 m, 9 x 4 m, 10 x 4 m e assim por diante. Um tanque de 4 x 8 m, por exemplo, ocupa uma área de 32 m² e serve para cerca de 8 pessoas, sendo perfeito para uso da família. Já para fins de lazer, o item deve ter pelo menos 15 x 25 m, que comporta até 20 pessoas.
Leve em consideração os custos com manutenção
Independentemente do modelo e do tamanho da piscina, uma coisa é certa: ela vai precisar de manutenção. Alguns cuidados melhoram a oxigenação da água, removem sujeiras do tanque e evitam a proliferação de fungos, vírus e bactérias na água, cuidando da saúde e do bem-estar dos banhistas.
O fato é que quanto maior a piscina, maiores os gastos com manutenção. Felizmente, hoje em dia é possível contar com soluções automatizadas para a limpeza e conservação da piscina que reduzem estes custos, como robôs de limpeza, aspiradores automáticos e até mesmo gerador de cloro à base de sal.
Esses dispositivos tecnológicos dispensam a contratação de um prestador de serviços e a médio e longo prazos representam economia de custos com manutenção do tanque. Todavia, é preciso levar em consideração esses investimentos na hora de escolher o modelo ideal de piscina para a sua família, com base no orçamento disponível.
Não se esqueça dos acessórios de segurança para a piscina
Por fim, priorize sempre modelos de piscinas que possibilitem a instalação de acessórios de segurança como iluminação LED, corrimãos e escadas, por exemplo. Esses itens facilitam o acesso à piscina principalmente por crianças e idosos, possibilitam o uso do item durante a noite e, claro, deixam a piscina muito mais bonita e funcional.
Ao levar em consideração esses fatores, certamente você terá uma área de lazer moderna, bonita e principalmente segura. Quer ter uma piscina para chamar de sua, mas não sabe por onde começar? Neste infográfico gratuito você vai aprender a planejar a sua piscina e vai conferir quais são os acessórios indispensáveis na hora da construção. Aproveite!