Um projeto de piscina precisa ser cuidadoso de modo a contemplar todos os elementos básicos necessários, pois alguns não podem ser instalados depois — ou exigirão algum trabalho para uma instalação posterior.
É verdade que hoje existem diversos produtos que podem ser ajustados às estruturas que já existem, mas vale a pena considerar certos itens antecipadamente de forma que o projeto original já contenha todos eles e a obra executada fique mais completa.
Vamos listar alguns acessórios que não podem faltar na sua construção de piscinas. Certifique-se de que o projeto inclui todos eles e, então, dê início à execução das obras!
Use filtros e bombas para garantir uma piscina limpa
Sempre que falamos em construção de piscinas, lembramos de dois produtos que trabalham em conjunto: o filtro e a bomba. Eles são responsáveis pela limpeza da água. A limpeza é feita através do seu meio filtrante, as impurezas ficam retidas e apenas a água limpa é devolvida à piscina.
Quanto mais fina a areia do filtro, maior seu poder de retenção de partículas e sujeira em geral. A bomba é usada para direcionar a água da piscina até o filtro, sendo fundamental também para a limpeza.
A potência ideal da bomba varia conforme o volume de água. Por exemplo, a Bomba BM-300 (3 cavalos) deve ser usada em piscinas que tenham volume de até 272 mil litros de água e efetua um serviço eficiente tanto em piscinas de alvenaria quanto em piscinas de vinil.
Instale os dispositivos básicos para a construção de piscinas
Alguns itens são considerados básicos na construção de piscinas e estão ligados à própria estrutura. O dispositivo de aspiração tem a função de fazer a sucção da sujeira no fundo da piscina e direcioná-la ao esgoto. Para isso, deve-se conectá-lo ao aspirador e à mangueira. Ele também pode aspirar a água e direcioná-la para o devido tratamento.
O dispositivo de retorno tem a função de retornar para a piscina a água sugada para a limpeza. Ele é útil no retorno da água do sistema de filtragem, aquecimento e outras operações. A quantidade de dispositivos deve ser calculada de acordo com a quantidade de água da piscina.
O dreno de fundo, ou ralo de fundo, tem a função principal de sugar a água do fundo e conduzi-la à motobomba. Isso é importante para diversas operações, como filtragem, hidromassagem e aquecimento. Para segurança, é importante utilizar dois ralos de fundo, sempre com a tampa anti-aprisionamento como a tampa FSB que aumenta a área de sucção e impede que os usuários tenham cabelos entrelaçados.
O skimmer é um dispositivo que promove a movimentação da camada superficial da água, removendo as impurezas que ficam suspensas na lâmina d’água. Nesse ponto se encontra o maior índice de contaminação, com uma concentração elevada de microrganismos e a presença de resíduos flutuantes.
Invista em algum sistema para deixar a água da piscina aquecida
A piscina aquecida tornou-se uma tendência devido ao custo-benefício dos equipamentos. Antes, era mais difícil instalar e manter um sistema de aquecimento devido aos custos, principalmente os gastos com energia ou gás. Hoje, já existem opções mais econômicas para a construção de piscinas, como:
- O trocador de calor SD, com condensador de titânio e duas opções de comando (controlador automático Smart e controlador digital);
- O trocador de calor TH, mais compacto, pode ser instalado com um ar-condicionado, design sofisticado, com condensador de titânio, aquecedor mais moderno do mercado;
- Os coletores solares, uma solução que capta a radiação do sol para aquecer a água.
Instale um sistema de iluminação que deixe o ambiente mais bonito
Além de deixar o ambiente mais bonito, as luminárias LED otimizam a segurança na área de lazer durante a noite. Atualmente, os modelos mais dinâmicos são o Hiper LED, LED SMD e LED COB.
Também é possível usar o refletor universal com lâmpada de iodo. Com esses itens, sua construção de piscinas será um sucesso! Você terá uma área de lazer moderna e muito funcional para usufruto seu e de toda a sua família.