Quando pensamos em construir uma piscina, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é se essa será uma empreitada muito cara. A resposta mais certeira para essa pergunta é: não necessariamente. É claro que existem projetos milionários e com todo o tipo de atrações em uma área externa. Mas para ter uma piscina em casa não é preciso muito. Isto é, você não precisa estar na lista das pessoas mais ricas do mundo para ter esse luxo em casa.
Foi com isso em mente que preparamos uma lista com 3 dicas para construir a sua piscina sem afogar o seu orçamento. Leia este texto até o final e comece agora mesmo a colocar o seu projeto em prática.
1. Entenda os tipos diferentes de orçamentos
Existem dois orçamentos que devem ser considerados ao construir uma piscina. O primeiro deles é referente aos custos de construção em si. Isto é, tudo que será necessário para que a piscina fique pronta e possa ser usada na sua casa. O segundo deles é relativo à manutenção da sua piscina, uma vez que ela não pode ser simplesmente construída e deixada de lado.
Nesse ponto, é importante que você entenda que na grande maioria das vezes o investimento em bons equipamentos na fase de construção da piscina reduzirá drasticamente os gastos com manutenção no futuro. Por exemplo, vale mais a pena instalar um filtro de qualidade e fazer a manutenção dele a cada dois anos, do que um mais barato que deverá ser trocado semanalmente.
2. Faça uma lista com tudo que você quer ter na sua piscina e estabeleça prioridades
Antes de começar o projeto, faça uma lista com tudo o que você gostaria de colocar na sua piscina. Desde a iluminação top de linha, passando por cascatas, hidromassagem e até uma sauna. Nesse momento, não pense ainda nos custos que isso vai acarretar. Em seguida, entenda o que é uma prioridade e o que você pode abrir mão. Por exemplo, não dá para construir uma sauna se, para isso, você tiver que abrir mão do equipamento necessário para a manutenção da piscina, não é mesmo?
Com todas essas informações em mãos, procure um profissional que fará o projeto. Ele pode ser um arquiteto ou um engenheiro civil. Explique todos os seus pedidos e quais são as prioridades. O motivo por trás disso, é que esses profissionais são os mais adequados para te ajudarem a colocar seus pedidos dentro do orçamento e dar uma perspectiva mais real daquilo que cabe no seu orçamento.
3. Tome decisões com maturidade e não mude de ideia
Não existe nada mais prejudicial para o orçamento de um projeto que a mudança constante de ideia. Por exemplo, imagine que a sua piscina já está em fase de revestimentos e você decida, de última hora, mudar o modelo da escada. Para que isso aconteça, a obra deverá ser paralisada e os funcionários terão retrabalho. Na prática, isso significa mais tempo de obra e menos dinheiro para ser investido. O que pode acabar comprometendo algum dos itens prioritários da sua lista. Por isso, depois que você tomar a sua decisão sobre como será o projeto, tente não voltar atrás em nenhuma delas.
Construir uma piscina dentro do seu orçamento é totalmente possível. Mas para que isso aconteça, é preciso que você tenha a ajuda de um profissional experiente e mantenha as decisões tomadas ainda no projeto.
Você tem uma lista de itens que gostaria de adicionar à sua piscina? Conte nos comentários quais são eles.