Se você acha que piscina só combina com verão, está na hora de mudar essa ideia. Graças ao aquecimento solar de piscinas, você pode garantir momentos felizes de dia ou de noite, no inverno ou no verão. 

Quer saber como funciona o aquecimento solar de piscinas? Então confira a explicação que a Sodramar preparou para você.

Aquecimento solar de piscinas: como funciona?

Sustentável, o aquecimento solar de piscinas usa um recurso natural renovável para aquecer a água de maneira uniforme: a luz do sol. Para isso, o sistema conta com placas coletoras, que podem ser instaladas no teto da sua residência ou em qualquer outro local de grande incidência solar.

O funcionamento do sistema é bem simples. Com o auxílio de uma motobomba, a água da piscina é succionada pelos coletores aquecidos. A partir disso, a água entra em contato com as placas quentes, o que eleva a sua temperatura. Posteriormente, ela é devolvida à piscina já aquecida.

É claro que esse funcionamento faz parte de um ciclo, que dependendo do tamanho da piscina pode demorar algumas horas. No entanto, não se preocupe, pois o sistema de aquecimento solar de piscinas deixa a água na temperatura ideal sem gastar energia elétrica.

Dimensionando corretamente

Além da eficiência energética, outro ponto a considerar é que você pode optar por deixar a água na temperatura adequada. Em outras palavras, isso significa que você pode aquecer mais ou menos a água, precisando assim, de maior ou menor quantidade de placas coletoras.

Para facilitar esse cálculo, basta seguir as dicas da Sodramar:

  • Para aumentar a temperatura da água em 8º C: instale o equivalente a 80% da área da piscina em placas solares;
  • Para aumentar a temperatura da água em 10º C: instale o equivalente a 100% da área da piscina em placas solares;
  • Para aumentar a temperatura da água em 12º C: instale o equivalente a 120% da área da piscina em placas solares.

Os melhores coletores solares do mercado

A Sodramar possui três modelos de coletor solar:

  • CSI-2: possui 2 m de comprimento e 33 cm de largura (0,66 m2);
  • CSI-3: possui 3 m de comprimento e 33 cm de largura (1 m2);
  • CSI-4: possui 4 m de comprimento e 33 cm de largura (1,32 m2).

A depender do tamanho da sua piscina e do quanto deseja aquecer a água, investir em placas maiores pode representar uma boa economia. Isso porque, em alguns casos, você precisará de uma quantidade menor de placas para cobrir determinada área.

Agora que você já sabe como funciona o sistema de aquecimento solar para piscina, que tal aprofundar seus conhecimentos acompanhando o blog da Sodramar? Lá você vai encontrar tudo o que precisa saber para ter a piscina dos seus sonhos, como dicas de iluminação, desinfecção e aquecimento de água. Não perca!