A maior parte das crianças gostam de piscina. Isso é algo bem compreensível. Esse é um dos motivos pelos quais as famílias resolvem construir uma piscina em casa, pois assim todos podem se divertir com mais segurança, sem precisar ir a um clube ou a uma academia.

Mas é preciso entender que mesmo uma área de lazer privada oferece riscos e requer mecanismos de proteção, especialmente quando as crianças estão entre os usuários.

Confira como garantir a proteção de piscina para crianças, criando um ambiente de lazer que seja seguro para todos!

Instale uma cerca de proteção de piscina para crianças

Nossa primeira recomendação para garantir a segurança de crianças na área de lazer é a instalação de uma cerca de proteção perimetral, que cria uma barreira física ao redor da piscina, limitando o acesso sem a supervisão de um adulto.

A cerca é composta por módulos de poliéster revestido com PVC, o que a torna durável e resistente às condições climáticas, como sol e chuva. As colunas de alumínio garantem a estabilidade da estrutura, oferecendo um produto seguro e de fácil manuseio.

Uma das grandes vantagens desse modelo é a sua praticidade de montagem e desmontagem, permitindo que seja instalado de maneira rápida e ajustado de acordo com as necessidades do espaço. A cerca se adapta a qualquer formato de piscina, seja ela geométrica ou irregular, graças ao seu sistema de regulagem.

A cerca de proteção de piscina para crianças e pets está disponível em diferentes dimensões, o que permite a escolha de um modelo que melhor atenda às características do local.

Para garantir ainda mais segurança, é altamente recomendado adquirir um portão, que é anexado à cerca de proteção, podendo ser fechado sempre que algum adulto não estiver por perto.

Use uma capa de proteção para piscina

A capa de proteção é outro item que recomendamos para sua piscina. Ele funciona como um produto que contribui para deixar a água limpa e, portanto, mais saudável para crianças e todos os banhistas.

A capa de proteção XP previne que caiam objetos e sujeiras que podem comprometer o bom funcionamento dos equipamentos ou causar contaminação da água.

Vale lembrar que a piscina coberta também limita a entrada de crianças, pois elas não vão remover a capa para entrar na água.

É importante entender que a capa é confeccionada em até 50 centímetros por lado. Assim, uma piscina cujas dimensões são 4×8 terá uma capa de proteção de, aproximadamente, 5×9.

Ela vem com um item opcional, o dispositivo de drenagem, que é formado por dreno e flange e cuja finalidade é drenar as águas pluviais que venham a se armazenar em cima da capa.

Para instalar a capa XP, você deve posicioná-la sobre o espelho d’água, que deve ficar entre 10 a 15 centímetros abaixo da borda da piscina.

Depois de posicionar a capa, marque e fure os pontos onde os pinos das extremidades ficarão fixados. Finalmente, você deve passar as cintas pelos ilhós e pinos nas extremidades da capa.

Instale uma tampa para dreno de fundo

Para deixar a piscina para crianças mais segura, você deve instalar uma tampa de dreno de fundo. A Tampa FSB 30 m3 se baseia em normas internacionais de segurança. Ela otimiza a segurança, aumentando a vazão do dreno para 30 m3/h.

Desse modo, o dispositivo impede a sucção dos usuários e o aprisionamento de cabelos, eliminando o risco de acidentes que envolvem o dreno de fundo.

Use o botão de emergência

Outro produto de proteção de piscina para crianças — e também para adultos — é o botão de emergência, que está previsto na lei de segurança na piscina.

O botão, quando acionado, interrompe imediatamente o funcionamento dos equipamentos. Caso haja aprisionamento do banhista, basta pressionar o botão para suspender a sucção da bomba.

É possível comprar a torre de aço inox com botão de emergência ou instalar o botão de emergência na parede.

Instale escadas para a entrada e a saída da água

As escadas para piscina desempenham um papel relevante na segurança, especialmente em ambientes onde há crianças.

O primeiro aspecto a se considerar é o design das escadas. Modelos com degraus largos e antiderrapantes oferecem mais estabilidade, reduzindo o risco de quedas, tanto dentro quanto fora da água. Esses detalhes são especialmente importantes para crianças, que podem ter mais dificuldade em subir e descer.

Outro ponto significativo é a altura e instalação das escadas. Elas devem estar ajustadas à profundidade da piscina e posicionadas em lugares estratégicos, permitindo um acesso seguro.

As escadas removíveis podem ser retiradas quando nenhum adulto estiver perto. A própria criança não se sentirá confiante para entrar na água sem a presença da escada.

Faça a manutenção da piscina regularmente

Você deve fazer a manutenção regular da piscina. Afinal de contas, é preciso garantir que os equipamentos estão funcionando corretamente e que a água está limpa e tratada para melhorar a segurança de todos, inclusive das crianças.

O tratamento adequado evita que crianças vulneráveis, que já apresentam algum problema de saúde ou baixa imunidade, corram riscos com água contaminada por bactérias, vírus, algas, protozoários ou fungos nocivos.

Na hora de usar o cloro, contudo, é preciso ficar atento à quantidade usada no reservatório, a fim de impedir que o uso excessivo venha a irritar os olhos e a pele das crianças.

Para evitar o inconveniente, você pode usar o gerador de cloro. Ele é um produto que gera cloro a partir de um sal específico — o que acontece é que o dispositivo possui uma célula elétrica com capacidade para separar o cloro do sal, distribuindo-o na água conforme suas necessidades.

Desse modo, não há excesso de cloro, de modo que as crianças possam nadar com mais segurança, sem riscos de contaminação por microrganismos nem de irritações alérgicas.

Para complementar o tratamento com cloro, recomendamos a radiação ultravioleta. Ela é capaz de eliminar microrganismos que o cloro não elimina. É um tratamento limpo, que não gera resíduos!

Em relação à limpeza, é indispensável o uso do filtro e bomba. O filtro retém partículas de impureza que podem prejudicar a saúde e interferir no funcionamento dos equipamentos. Outros produtos de limpeza são:

Você conferiu formas de garantir a proteção de piscina para crianças. A Sodramar comercializa todos os itens necessários para deixar a piscina para crianças mais segura, desde a cerca de proteção e capa XP até o robô automático, que está disponível em seis versões (RB2, RB6, RB4i, Liberty, Wave 100 e Wave 2×2).

E como a proteção de piscina para crianças é um assunto prioritário, você pode aumentar seus conhecimentos em outro post que publicamos. Confira 10 dicas para que a piscina para crianças fique mais segura!