Você pode otimizar o uso de sua piscina, permitindo seu uso em qualquer estação do ano e em qualquer horário: manhã, tarde, noite, madrugada. Há diferentes formas de deixar sua área de lazer mais funcional e mais bonita. Você pode, por exemplo, instalar uma bomba de hidromassagem ou construir uma sauna.
Pode também instalar algumas cascatas na borda da piscina para criar um efeito estético atraente. Também pode (e deve) instalar uma ducha para as pessoas usarem antes e depois do mergulho. Neste post, mostraremos como aquecer a piscina usando a luz do sol. Veja como aproveitar essa excelente solução sustentável!
Use os coletores solares
O é formado por placas ou coletores solares. As placas solares devem ficar instaladas em um lugar alto virado para o lado norte — no telhado, de preferência. A água é succionada até o coletor, onde acontece o aumento da temperatura depois que a placa entre em contato com a radiação do sol.
A vedação do coletor é feita em silicone translúcido, o que garante uma vedação perfeita. A cor escura garante uma maior absorção da luz solar. O equipamento é injetado em polipropileno, possui proteção antioxidante e tem um sistema de encaixe exclusivo, o que facilita a instalação. A garantia do coletor solar é de três anos.
Existe também o, que permite automatizar o funcionamento do sistema, Ele aciona e desliga a motobomba conforme se deseje elevar ou reduzir a temperatura.
Veja qual é a quantidade ideal de coletores
A quantidade ideal de que devem ser instalados para aquecer a piscina de sua casa depende do aumento de temperatura que você deseje alcançar. Assim:
- Para um aumento de 8º C, instale o equivalente a 80% da área da piscina em coletores;
- Para um aumento de 10º C, instale o equivalente a 100% da área da piscina em coletores;
- Para um aumento de 12º C, instale o equivalente a 120% da área da piscina em coletores.
Assim, considere que sua piscina tem 5 metros de comprimento por 4 metros de largura (5 m x 4 m). Isso resulta em uma área de 20 metros quadrados (20 m²). Se quiser um aumento de 8º C, é necessário instalar uma área de placas solares de 16 metros quadrados (16 m²).
Se quiser um aumento de 12º C, as placas deverão cobrir uma área de 24 metros quadrados (24 m²). Considerando que cada placa CSI 4 tenha uma área de 1,32 m², no primeiro caso, serão necessários 13 coletores (16 / 1,32 = 12,87); já no segundo caso, serão necessários, 18 coletores (24 / 1,32 = 18,3).
As placas estão disponíveis nos modelos CSI 2 (0,33 x 2,00), CSI 3 (0,33 x 3,00) e CSI 4 (0,33 x 4,00).
Entenda qual é o trajeto da água
Como os coletores devem ser instalados no telhado, será necessário projetar a instalação hidráulica do sistema para aquecer a piscina. Uma rede de tubos deve receber a água aquecida pelo sistema de aquecimento e direcioná-la para a piscina.
Outra tubulação, ligada ao e à bomba de limpeza, deve direcionar a água da piscina, filtrada, novamente para o alto, a fim de passar novamente pelos coletores e novamente ser aquecida, reiniciando o ciclo.
Utilize um trocador de calor para aquecer a piscina
Você também pode usar, juntamente com os coletores solares, um econômico para aquecer a piscina. É uma forma de melhorar o sistema de aquecimento. Além disso, em dias de chuva ou durante a noite, o trocador de calor pode funcionar como um sistema de suporte.
Aproveite os benefícios de uma capa térmica
A é um produto que ajuda a conservar a temperatura da água aquecida pelo sol por um período maior. É resistente a furos por causa de suas células de ar, as bolhas. A retenção do calor da água pode chegar a 75% e, com a emissão dos raios do sol, pode haver um aumento de até 4º C.
Para aquecer a piscina de forma mais sustentável, basta usar os coletores solares. E, caso deseje um sistema ainda mais eficiente, pode integrá-los com o trocador de calor.
Gostou das dicas? Compartilhe o post nas suas redes sociais para que outros leitores também usem o aquecedor solar!