As cascatas para piscinas são elementos decorativos funcionais, pois ao mesmo tempo que embelezam a área de lazer trazem benefícios físicos e emocionais aos banhistas. Sinônimos de sofisticação, elas produzem quedas d’água que promovem sensação de relaxamento e introduzem no ambiente um conceito mais natural, já que lembram cachoeiras. Disponíveis em vários designs, tamanhos e materiais, certamente haverá um modelo para atender às suas necessidades e complementar a sua área de lazer.
Neste artigo a Sodramar reuniu as melhores informações sobre esse super acessório. Nele, você vai saber como funcionam as cascatas para piscina, vai conhecer seus benefícios, seus modelos e muito mais. Vale a pena conferir!
5 fatos que você precisa saber sobre cascatas para piscinas
Funcionamento das cascatas para piscinas
Uma cascata d’água é conectada à piscina por tubulações e registros, e também por equipamentos como filtro e motobomba. Para produzir a queda d’água, a motobomba conduz a água da piscina para a tubulação conectada à cascata, que produz o efeito de queda conforme o modelo escolhido.
Ao ser devolvida para a piscina, água, com o auxílio da motobomba, é novamente coletada pelo filtro e enviada para a cascata. Ou seja, é um processo contínuo, que só é interrompido caso a cascata seja desligada.
Tipos de cascatas
Versáteis e democráticas, as cascatas são fabricadas em diferentes tipos para atender a todos os perfis de consumidores. A cascata de embutir, por exemplo, deve ser incluída ainda no projeto de construção da piscina, pois geralmente fica “escondida” em estruturas de alvenaria. Só para se ter uma ideia de como o planejamento é necessário, algumas cascatas para piscinas ficam embutidas nas lajes e fachadas das construções.
Materiais de fabricação
As cascatas de embutir geralmente são fabricadas em fibra de vidro e possuem lâminas d’água que variam de 40 cm a 1,80 cm. Elas foram produzidas para ficarem camufladas em nichos específicos, que podem ser revestidos por pedras, azulejos, pastilhas e por vários outros materiais.
Além da cascata de embutir, há também a cascata em acrílico, que é uma solução moderna, discreta e acessível para qualquer área de lazer. Algumas cascatas em acrílico, inclusive, possuem iluminação LED embutida, que produzem um efeito incrível, especialmente à noite.
As cascatas para piscinas em inox, entretanto, são as melhores escolhas para quem deseja uma piscina mais sofisticada. Elas são resistentes à oxidação e corrosão e, portanto, possuem ótima durabilidade. Além disso, são fáceis de limpar e possuem quedas d’água de alta vazão.
Modelo de cascatas para piscinas
Além da cascata de embutir, é possível optar pela cascata de parede ou pela cascata de deck. A cascata de parede é ótima alternativa para áreas de lazer com pouco espaço, desde que a parede fique próxima da piscina. Já a cascata para deck é instalada no piso ao redor da piscina. Embora ocupe mais espaço, existem modelos compactos, mas não menos bonitos e inovadores, como a Cascata Splash Slim da Sodramar.
Benefícios das cascatas para piscinas
Além de promover quedas d’água que valorizam a área de lazer e proporcionam relaxamento e diversão aos banhistas, as cascatas para piscinas também atuam no processo de tratamento da água. Isso porque elas melhoram a oxigenação da água e contribuem para a homogeneização do cloro na piscina.
Agora que você já sabe quase tudo sobre as cascatas para piscinas, que tal adquirir a sua? Na Sodramar você encontra vários tipos, tamanhos e modelos de cascatas para valorizar o seu imóvel e proporcionar momentos de muita diversão para a sua família. Acesse o nosso site e confira!