Piscinas aquecidas são uma tendência atualmente. Elas ajudam principalmente em épocas frias e em terapias que tratam de diferentes problemas de saúde. A qualquer hora da noite ou do dia, uma piscina aquecida é uma boa solução.

Para aquecê-la, é possível recorrer ao trocador de calor ou ao aquecedor solar. São opções mais econômicas que outros sistemas de aquecimento, mais convencionais. Aproveite e veja quanto tempo leva para aquecer a água usando o aquecimento solar para a piscina!

O que é o aquecedor solar de piscina?

O aquecedor de piscina precisa de coletores solares (ou placas solares) que captam a energia luminosa e a transformam em energia térmica para aquecer a água. 

Os coletores são instalados no telhado e, por meio de uma motobomba, a água é elevada até eles e, após o processo de aquecimento, retorna para a piscina. Esse ciclo permanece até que a água alcance a temperatura almejada. Com o controle CDT, é possível automatizar o funcionamento do sistema de aquecimento solar: o controle ativa e desliga a bomba conforme a temperatura desejada. 

Como dimensionar os coletores solares?

A quantidade de coletores vai depender da temperatura que se pretende alcançar. Eles são comercializados por metro quadrado. Temos assim uma tabela:

  • para aumentar a temperatura em 8º C, é preciso instalar 80% da área da piscina em placas;
  • para aumentar a temperatura em 10º C, é necessário instalar 100% da área da piscina em placas;
  • para aumentar a temperatura em 12º C, é importante instalar 120% da área da piscina em placas.

Logo, para uma piscina de 10 metros quadrados, serão necessários 8 metros quadrados de coletores solares para uma temperatura de 8º C. A sugestão seria instalar 8 coletores de 1 m2 cada um (0,33 m x 3 m), que é o modelo CSI-3. Também existem os modelos:

  • CSI-2: 0,33 m x 2 m (0,66 m2);
  • CSI-4: 0,33 m x 4 m (1,32 m2).

Se a intenção é aumentar a temperatura em 10º C na piscina de 10 metros quadrados, o ideal é instalar 10 coletores CSI-3. E, se a finalidade for aumentar em 12º C, o ideal é instalar 12 coletores CSI-3.

Quanto tempo demora o aquecimento solar para piscina?

O tempo completo do aquecimento para piscina é difícil de ser definido, pois depende de fatores diferentes, sendo que alguns não são controláveis, como a temperatura-ambiente. Durante dias frios, a transferência do calor da água para o ar acontece mais rápido que nos dias quentes. Isso significa que uma parte da piscina esfriará mais rapidamente. 

O período do aquecimento solar para piscina também depende da temperatura que se deseja alcançar. Quanto mais alta a temperatura, mais demorado será esse tempo. 

O tamanho da piscina também deve ser considerado. Uma piscina maior leva mais tempo. Se você investe mais para um aumento mais rápido da temperatura (como, por exemplo, aumento de 10º C a cada ciclo em vez de 8º C), o período que leva para o aquecimento é menor. 

Outro ponto a considerar é a eficiência do aquecedor de piscina. Os melhores costumam apresentar eficiência entre 90% a 96%. Esse percentual se refere ao nível de absorção da radiação solar. Vale a pena investir em coletores com alta capacidade de absorção e baixo percentual de reflexão. 

A temperatura final vai depender da finalidade. Geralmente, fica entre 25º C a 32º C. Geralmente, depois que o sistema é instalado, são necessários dois de sol, pelo menos, para que se consiga a temperatura desejada. Depois de atingida essa temperatura, o aquecedor de piscina vai somente repor as perdas de temperaturas que ocorrem pela noite, por exemplo.

O aquecimento solar para piscina oferece bons resultados em um tempo relativamente curto. Lembre-se sempre de usar a capa térmica para garantir, pelo maior tempo possível, a temperatura da água. 

O que achou do post? Já tem aquecedor de piscina? Aproveite para conferir imagens desse e de outros produtos, seguindo a gente no Facebook e no Instagram!