Aprovado por engenheiros e arquitetos, os aquecedores para piscinas transformam qualquer projeto simples em um empreendimento mais sofisticado, lucrativo e funcional. E não é para menos: os dispositivos deixam a temperatura da água mais agradável para os banhistas, possibilitando inclusive o uso da piscina de noite, em dias nublados ou frios.

Essa vantagem, aliás, é um grande diferencial para qualquer empreendimento, pois influencia diretamente na escolha do cliente por um condomínio residencial, academia, hotel ou clube. Para empreendedores, inclusive, os aquecedores se traduzem como instrumentos potencializadores de lucros. Afinal de contas, as atividades de natação e de lazer não precisam ser interrompidas no inverno, reduzindo os efeitos da sazonalidade nesses setores de mercado.

Se você é engenheiro ou arquiteto e está pensando em incluir os aquecedores para piscinas em seus projetos de lazer, mas está com dúvidas sobre os dispositivos, não perca a oportunidade de ler este artigo até o final. Nele, a Sodramar reuniu as principais informações sobre esses itens. Confira!

Quais são os tipos de aquecedores para piscinas?

Para manter a água entre 26ºC – 30ºC, temperatura agradável para a maioria dos banhistas, é preciso contar com equipamentos capazes de fazer a troca térmica entre a temperatura ambiente e a água. E no mercado brasileiro, vários tipos de aquecedores para piscinas cumprem com essa função: o aquecedor a gás, o aquecedor elétrico e o aquecedor solar.

Aquecedor a gás

Os aquecedores a gás utilizam gás GLP para elevar a temperatura da água em até +10ºC. Eles são especialmente úteis em locais onde a incidência solar não é tão grande ou em ambientes comerciais que necessitam de um aquecimento mais rápido da água.

Porém, é preciso escolher bem o local da instalação, já que perto dele não deve haver nenhum material combustível ou fonte de ignição.

Seu custo de aquecimento é menor que o aquecedor elétrico e maior que o trocador de calor.

Aquecedor solar

Os aquecedores solares, por suas vezes, são formados por placas solares com coletores, que captam a energia térmica do sol e realizam a troca de calor para a água da piscina. Por meio da instalação hidráulica, a água é succionada pelos coletores e lá passa por um aumento de temperatura, sendo devolvida para a piscina já aquecida.

Na prática, os aquecedores solares são alternativas mais sustentáveis em matéria de aquecimento para piscinas, mas precisam de um sistema de apoio para os dias de pouca incidência solar. 

Trocador de calor ou bomba de calor

Já o trocador de calor é um dos aquecedores para piscinas mais eficientes que existe. Ele é elétrico e aquece a água de forma alternada e inteligente, fazendo a troca do ar quente pelo ar frio. Ou seja, na verdade, ele aquece a água através da troca de calor. Sendo assim, apesar de ser elétrico, ele possui boa eficiência energética, aquecendo a água com pouco consumo de luz.

Capas térmicas

O uso de capas térmicas melhora a eficiência do aquecimento para piscina, seja ele solar, elétrico ou a gás. Isso porque a capa retém o calor da água, impedindo a troca de calor com o ambiente externo. E em casos de piscinas instaladas em locais de alta incidência solar, conseguem elevar a temperatura da água em até +4ºC.

Preço de aquisição dos aquecedores para piscinas e manutenção mensal do sistema

O valor para a aquisição dos aquecedores para piscinas, bem como o custo mensal de manutenção do sistema de aquecimento variam conforme o tamanho da piscina e influenciam no valor final do projeto.

Qual aquecedor para piscina escolher?

A escolha dos aquecedores para piscinas de clubes, academias e resorts deve ser feita conforme o tamanho da piscina, a necessidade de aquecimento da água, o capital disponível para investimento e, claro, o custo mensal de manutenção da área de lazer.

Com este artigo, esperamos ter esclarecido as principais dúvidas sobre aquecedores para piscinas. Entretanto, caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida, o guia “Construção de piscina: 6 acessórios que não podem faltar no seu projeto” vai ajudá-lo a fazer um planejamento eficiente, considerando o orçamento disponível e os itens que não podem faltar na construção da sua piscina. Baixe grátis e aproveite!