O aquecedor solar é um dispositivo que utiliza a energia do sol para aquecer a água. Ele é composto por dois elementos principais: coletores solares (placas que ficam expostas ao sol e captam a energia dele) e reservatório térmico ou boiler (tanque onde a água aquecida é armazenada). No caso do aquecimento de piscina, o reservatório é a própria piscina.
Com esse sistema, você pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 70%! Ele requer pouca manutenção, como uma limpeza trimestral, semestral e/ou anual. Vale lembrar que as chuvas ajudam a lavar e limpar os coletores solares. Veja a seguir algumas dicas para maximizar a eficiência do aquecedor solar de piscina!
Funcionamento do aquecedor solar de piscina
O funcionamento do aquecedor solar de piscina é bem simples: a água fria entra nos coletores e circula por um circuito de tubo; o sol aquece a água que circula nos tubos; a água quente é então transferida para a piscina por gravidade; depois de resfriada, ela é bombeada para o telhado e repete o ciclo de aquecimento nos coletores.
Dessa forma, é necessária uma motobomba para manter o ciclo de aquecimento ativo. Basta desligá-la para interromper o fluxo.
7 dicas para maximizar a eficiência do seu aquecedor solar de piscina
Vamos dar algumas dicas para que você melhore a eficiência do aquecedor solar de piscina que você tem em casa. Há diferentes maneiras de fazer isso:
1. Posicione corretamente os coletores solares
É preciso que os coletores sejam colocados em um local ensolarado, geralmente no telhado. Porém, considere o ângulo de incidência dos raios solares, o tempo de exposição, a presença de sombras e a temperatura.
Evite instalar os coletores em locais sombreados por árvores, edifícios ou outras estruturas. É importante que, durante a maior parte do dia, o sistema de aquecimento receba radiação solar direta.
Em relação à inclinação, a inclinação adequada varia conforme a região e a época do ano. Geralmente, ela deve ser de 20 a 30 graus em relação à horizontal.
No hemisfério sul, os coletores devem estar voltados para o norte. Em países acima da linha do Equador, a orientação ideal é para o sul. Assim, no Brasil, o correto é priorizar a orientação norte para garantir que a radiação recebida será a maior possível.
Se o telhado da casa não for a melhor opção para instalar as placas, você pode considerar a construção de uma estrutura metálica ou de alvenaria para instalá-las em outro lugar.
2. Considere o tamanho da piscina e a frequência de uso
O tamanho e a frequência de uso também vão influenciar o tamanho do aquecedor solar de piscina. Mais placas ou menos placas podem ser necessárias, dependendo da necessidade de aquecimento.
O sistema deve ser dimensionado segundo o tamanho da piscina e a quantidade de usuários. Se a piscina for muito grande ou se muitas pessoas usarem a água, o sistema pode não ser capaz de aquecer a água com eficiência.
A temperatura ambiente também influencia o desempenho do sistema. Em regiões com temperaturas mais baixas, o sistema pode precisar ser maior para compensar a perda de calor, ou seja, serão necessários mais coletores solares.
Caso a piscina fique em um local com ventos fortes, o sistema pode exigir mais coletores ou coletores com maior área de superfície, para suprir a perda de calor causada pelo vento.
3. Realize a manutenção e a limpeza dos coletores solares
A sujeira acumulada na placa bloqueia a luz solar, reduzindo a eficiência do sistema. Limpe os coletores solares regularmente conforme as instruções do fabricante. Geralmente, é necessário fazer uma limpeza regular de três em três meses.
Para limpar as placas, use água e sabão neutro. Evite usar produtos químicos, pois eles podem danificar as placas.
Evite ainda outros danos, pois impactos na placa podem causar rachaduras ou quebras, comprometendo seu funcionamento. Mantenha o equipamento em área protegida e de difícil acesso.
4. Cuide para que a água circule
Uma boa circulação da água permite que a água aquecida seja distribuída uniformemente pela piscina. Verifique se a bomba está funcionando corretamente.
Você pode também instalar uma bomba de hidromassagem. A bomba de hidromassagem, além de ser projetada para fazer circular a água, dispõe de tecnologia que preserva a temperatura.
5. Use capa térmica
Uma cobertura térmica ajuda a reter o calor da água, reduzindo a necessidade de aquecimento. Por isso, vale a pena usar uma capa térmica para cobrir a piscina quando ela não estiver em uso.
Além disso, a capa acaba protegendo a água contra folhas e outros resíduos que costumam cair em piscinas descobertas.
6. Tome banho antes de entrar na piscina
Parece uma orientação sem sentido, mas não é. Tomar banho antes de entrar na piscina contribui para reduzir a sujeira que entra na água, o que pode ajudar a manter as placas limpas.
Lembre-se de que a mesma água que está sendo usada será bombeada ao telhado e passará pelas placas. Caso a água esteja suja, é bem provável que essa sujeira contamine o sistema de aquecimento.
Isso nos leva à necessidade de filtrar a água regularmente, tanto para garantir a higienização do local e a saúde dos usuários como para evitar que os resíduos alcancem os coletores solares e prejudiquem seu desempenho. Use filtros e bombas de boa marca para realizar esse processo.
7. Compre equipamentos de boa qualidade
Outra dica valiosa é comprar equipamentos de boa qualidade. A qualidade dos coletores solares certamente influencia na eficiência do sistema. Por isso, sugerimos considerar os critérios abaixo na hora de escolher e comprar:
- invista em coletores com alta eficiência e boa absorção de radiação solar;
- o sistema de ventilação evita condensação no coletor;
- o vidro temperado resiste às intempéries, como granizo.
Analise as especificações técnicas do produto. Na dúvida, entre em contato com o fornecedor e obtenha mais informações.
Seguindo essas orientações, você vai maximizar a eficiência do aquecedor solar de piscina. A Sodramar oferece coletores solares com bom desempenho, motobombas, capas térmicas para manter a temperatura da água aquecida e muitos outros produtos para sua área de lazer.
Agora, confira como construir a piscina dos sonhos. Não se surpreenda se o aquecedor solar de piscina estiver entre os itens necessários para construir um espaço de lazer sofisticado e completo — certamente, ele ajuda a fazer a diferença!