Uma piscina segura e acessível é um espaço propício para o lazer de todos: crianças, adultos e idosos, em qualquer condição física. Nesse cenário, vale destacar que a escada é um dos principais elementos de acessibilidade da piscina. Mas há outro que também é muito importante: o corrimão.
Neste post, vamos falar sobre como o corrimão para piscina melhora a mobilidade na área de lazer. Confira 6 dicas que vão te ajudar!
O que é corrimão para piscina?
O corrimão para piscina é uma estrutura de madeira, metal ou outro material resistente que é instalada ao lado de escadas ou rampas, dando suporte aos usuários enquanto se locomovem, seja para entrar, seja para sair da água.
Ele é um aliado principalmente quando pessoas com dificuldades de deslocamento vão acessar a piscina. É o caso de usuários idosos, obesos, paraplégicos, mulheres grávidas, deficientes visuais e assim por diante.
Além da acessibilidade e segurança proporcionada, o corrimão para piscina tem uma finalidade estética, complementando o design e a arquitetura da área de lazer.
Percebemos que o corrimão é, dessa forma, um elemento complementar e necessário à escada. Sem ele, a escada, ainda que ofereça acessibilidade, não proporciona tanta segurança quanto deveria.
Corrimão para exercícios físicos
Além da função dupla de garantir acessibilidade e segurança a todos os usuários e, em especial, àqueles que sofrem com alguma restrição temporária ou definitiva de mobilidade, o corrimão para piscina também serve para a prática de exercícios físicos.
Nesse sentido, vale a pena falarmos sobre o corrimão interno, que aumenta a segurança e favorece a permanência do usuário na água, sendo útil principalmente quando a piscina é usada para atividades físicas (alongamentos e movimentos de ginástica).
Isso mostra o quanto os corrimões são versáteis! Veja alguns exercícios que você e outras pessoas podem fazer com a ajuda do corrimão:
Exercícios de fortalecimento
Os corrimões podem ser usados como suporte para exercícios dos membros superiores: flexões, tríceps, bíceps e ombros. São atividades que fortalecem a musculatura e melhoram a postura.
Exercícios de equilíbrio e propriocepção
Movimentar-se ao longo dos corrimões, com apoio parcial ou total, desafia o equilíbrio e a propriocepção (percepção do próprio corpo no espaço).
Esses exercícios são valiosos para o fortalecimento muscular, a coordenação motora e a prevenção de quedas, já que contribuem para a pessoa obter mais controle sobre seu próprio corpo.
Exercícios cardiovasculares
Caminhar, marchar ou correr ao longo dos corrimões pode ser uma ótima opção de exercício aeróbico, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida ou em processo de reabilitação.
Exercícios de alongamento e flexibilidade
Os corrimões podem ser usados como apoio para exercícios de alongamento dos membros superiores, inferiores e tronco, melhorando a flexibilidade e a amplitude de movimentos.
Como melhorar a acessibilidade da piscina com corrimões?
O corrimão para piscina facilita o acesso das pessoas que usam a área de lazer. Vejamos como melhorar essa acessibilidade com algumas dicas:
1. Instale corretamente
A instalação do corrimão para piscina pode variar conforme o tipo de piscina, o material do corrimão e as preferências de cada pessoa. Aqui estão algumas formas comuns de instalação:
- encaixe: corrimões de encaixe são instalados deslizando as extremidades do corrimão nos suportes de montagem pré-instalados na borda da piscina (podem ser removidos facilmente quando estiverem sem uso);
- parafusado: o corrimão para piscina é fixado na borda da piscina por meio de parafusos; é uma instalação mais permanente, com maior estabilidade;
- com base de fixação: alguns corrimões têm bases de fixação que são instaladas no piso da piscina para proporcionar suporte adicional e estabilidade, sendo ideais para piscinas de concreto ou alvenaria;
- para decks elevados: para piscinas elevadas, com decks ao redor, os corrimões podem ser fixados diretamente no deck;
- articulado: alguns corrimões são articulados, o que permite ajustar sua altura ou posição de acordo com a necessidade dos usuários;
- embutido: corrimões embutidos são instalados diretamente na estrutura da piscina durante a construção, promovendo um visual mais integrado e discreto à área de lazer;
- interno: o corrimão interno é instalado dentro da água, diretamente na parede da piscina com suporte em latão ou ABS, suporte cromado ou suporte universal (que se adequa a qualquer tipo de piscina: alvenaria, fibra ou vinil).
É importante seguir as instruções do fabricante e buscar a ajuda de profissionais qualificados para assegurar uma instalação adequada e segura do corrimão para piscina.
2. Posicione de forma estratégica
Os corrimões devem ser instalados em pontos-chave, como na borda da piscina, nas escadas de acesso e em áreas de maior movimentação de pessoas.
O ideal é instalar corrimãos em ambos os lados da escada para proporcionar opções de apoio para os usuários ao entrar e sair da piscina.
Caso haja espaço suficiente, vale a pena criar dois caminhos: um para as pessoas que entram na água e outro para as pessoas que saem da água. Em cada via, você pode colocar um corrimão para piscina ou, então, colocar somente um corrimão dividindo a via de entrada da via de saída.
Essa é uma solução que deixa o ambiente mais organizado e agradável, sendo recomendada para piscina que tem muitos acessos ao mesmo tempo, ou seja, com muito tráfego de usuários.
Somente com um posicionamento estratégico, os corrimões permitirão que os usuários tenham um apoio seguro durante a entrada, a saída e o deslocamento pela área aquática.
3. Verifique a altura
É preciso se certificar de que os corrimões estejam na altura adequada para garantir o amparo confiável aos usuários de qualquer estatura. Recomenda-se que os corrimões fiquem entre 80 e 90 centímetros acima do nível do piso.
4. Instale produtos com design antiderrapante e textura adequada
A segurança dos corrimões também depende de sua superfície. Escolha produtos com acabamento antiderrapante, como aço inoxidável ou alumínio com tratamento específico.
Essa característica evita que as mãos escorreguem, mesmo quando molhadas, pois proporcionam maior aderência.
5. Ilumine a área
Outra dica é iluminar a área para que fique mais fácil para o usuário localizar o corrimão para piscina. Assim, o acesso seguro à piscina fica garantido. Essa é uma boa solução principalmente em áreas de baixa luminosidade ou durante a noite.
Para a iluminação, recomenda-se o uso de luminárias LED, mais econômicas, versáteis e com visual moderno, destacando-se por sua discrição.
6. Faça a manutenção regular
Realize manutenção regular nos corrimões para garantir sua durabilidade. Verifique a fixação, a estabilidade e a integridade dos materiais, fazendo os reparos ou as substituições quando necessário.
Esses cuidados permitirão que você mantenha os corrimões em perfeitas condições de uso, preservando a acessibilidade e a segurança da piscina.
Diante de tudo que falamos, concluímos que uma das soluções mais eficazes para garantir o acesso seguro à água é o corrimão para piscina, que não apenas facilita a entrada e saída do usuário, mas também pode ser utilizado como equipamento para exercícios. E a loja Sodramar oferece os melhores modelos de corrimão do mercado, feitos em aço inox e com designs atraentes. Temos, inclusive, o corrimão interno para piscina!
Quer mais orientações para aumentar a segurança e a acessibilidade na área de lazer? Depois de ver nossas dicas sobre corrimão para piscina, confira 8 dicas para escolher escadas acessíveis para piscina!