Ter uma área de lazer moderna, bonita e funcional é o sonho de muita gente. E nesse cenário, a piscina surge como grande protagonista. O item ajuda a driblar o calor do verão, reúne amigos e familiares e promove o relaxamento. Todavia, é preciso tomar alguns cuidados para uma diversão segura, tanto para as crianças quanto para os adultos.
Além de manter a higiene e a qualidade da água com os acessórios de limpeza adequados, algumas regras e investimentos se fazem necessários para evitar acidentes em piscinas, principalmente envolvendo os pequenos. Confira as dicas que a Sodramar preparou para que você e a sua família possam desfrutar de momentos de pura diversão – e segurança!
Práticas indispensáveis para evitar acidentes em piscinas
Quedas e afogamentos estão entre os principais acidentes em piscinas registrados no Brasil. A boa notícia é que com simples atitudes você pode evitá-los, ou, ao menos, reduzir as chances que aconteçam. Veja a seguir as principais.
Invista em pisos antiderrapantes
Geralmente instalados nas bordas das piscinas, o piso antiderrapante evita escorregões, quedas e até afogamento, quando a pessoa cai dentro da água. Além da borda da piscina, é interessante aplicar o revestimento também na área da ducha para piscina, bem como na sauna, banheiros e vestuários.
Escadas com degraus antiderrapantes também evitam acidentes em piscinas
As escadas facilitam a entrada e a saída dos banhistas da piscina, sendo um acessório indispensável na área de lazer.
Contudo, para garantir a segurança de todos, principalmente de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, elas devem ser fabricadas por material resistente à corrosão com o aço inox, possuir degraus anatômicos e antiderrapantes. Além disso, deve ter corrimão para que o banhista possa se apoiar durante a subida ou descida.
Garanta uma boa iluminação para a sua piscina
Ao contrário do que se imagina, a iluminação para piscina possui uma proposta que vai muito além do apelo estético do item e da área de lazer de maneira geral. A iluminação LED também evita acidentes em piscinas, na medida em que torna a área de uso mais visível e evita tropeções e quedas na escada e na borda.
Mantenha a água sempre limpa
E quem disse que a água suja não pode causar acidentes em piscinas? Uma água turva, por exemplo, dificulta o uso da escada pelos banhistas, pois atrapalha a visão. Da mesma forma, impede que percebam se há algum objeto no fundo da piscina que deva ser evitado e prejudique até mesmo o desvio de outros banhistas. Mas não apenas isso. A água suja favorece a proliferação de fungos, vírus e bactérias na água, microrganismos causadores de uma série de doenças.
A dica aqui é bem simples: mantenha sempre a piscina pronta para uso. Você pode fazer isso contratando prestadores de serviço ou então, investindo em equipamentos e acessórios tecnológicos como robôs para limpeza e aspiradores para automatizar a limpeza do tanque e facilitar o seu dia a dia.
Não se esqueça das capas e grades de proteção
A nossa última dica para evitar acidentes em piscinas e garantir uma diversão segura para todos pode até parecer clichê, mas precisa ser mencionada. A Cerca de proteção ajuda a isolar a área da piscina de crianças, animais domésticos e idosos, evitando que caiam na piscina e se afoguem.
As capas de proteção ainda protegem a piscina de sujeiras e evitam a evaporação da água. Já a Capa térmica retêm o calor da água aquecida e elevam a temperatura da água até 4 ºC, favorecendo banhos de noite e em dias nublados, além de proteger a piscina da sujeira.
Querendo construir uma piscina segura para a sua família? Na Sodramar você encontra tudo o que precisa para garantir a diversão da sua família com total segurança, comodidade, praticidade e economia de custos. Acesse o nosso site e confira as nossas soluções para tornar a sua área de lazer um verdadeiro resort particular.
Mas, é claro que você pode aprofundar os seus conhecimentos no assunto baixando gratuitamente o infográfico Guia de segurança em casa para descobrir como ter um lazer sem riscos.