A área de lazer deve ser sempre um lugar de entretenimento para todas as pessoas: adultos, idosos, crianças. Deve ser um espaço para relaxamento e sossego.
Para garantir isso, é preciso investir em segurança. A área da piscina pode ser perigosa se não forem tomados os devidos cuidados.
Quando falamos em crianças, naturalmente os cuidados devem ser redobrados. Confira em nosso artigo 10 dicas para deixar a piscina segura!
Qual é a importância de manter a piscina segura para crianças?
Manter a piscina segura para as crianças é de extrema relevância para evitar acidentes e garantir momentos de lazer tranquilos e divertidos.
Sabe-se o quanto as crianças podem ser inquietas e despreocupadas. Cabe aos pais e responsáveis adotar as medidas necessárias para garantir segurança enquanto elas brincam ou praticam alguma atividade na água.
Ao adotar medidas de segurança adequadas e conscientizar as crianças sobre a importância de seguir as regras, é possível desfrutar de momentos agradáveis na piscina sem grandes preocupações.
10 dicas para piscina segura com crianças
Vamos agora mostrar 10 dicas e produtos que ajudam a deixar a piscina segura para crianças e para outras pessoas também.
1. Coloque uma cerca de proteção
Para começar a deixar a piscina segura para as crianças, você pode instalar uma cerca de proteção em torno dela.
A cerca de proteção delimita as áreas que dão acesso à piscina, evitando que crianças alcancem o local sozinhas.
Ela é formada por módulos que podem ser ajustados a qualquer formato de piscina. É uma solução prática e de fácil instalação, com alta durabilidade.
Os módulos são formados por telas de PVC sustentadas em colunas de alumínio e variam de tamanho: 1,35 metro, 2,70 metros e 4,05 metros.
Convém comprar o portão para garantir mais segurança, já que é vendido com trava de segurança.
2. Instale um botão de segurança/emergência
Outra medida de segurança é o botão de segurança em aço inox para parede. Ele suspende imediatamente o funcionamento de todos os equipamentos da piscina diante de situações adversas.
Dessa forma, se o usuário ficar aprisionado, basta apertar o botão para que a bomba pare, interrompendo a sucção.
Outra opção nesse sentido é o botão de emergência em torre de aço inox. Sua função é a mesma do botão de segurança de parede.
3. Instale a tampa F.S.B para dreno de fundo
Para assegurar uma piscina segura para crianças, também vale a pena investir em uma tampa F.S.B para dreno de fundo.
A tampa segue as mais rigorosas normas internacionais de segurança, evitando assim que os usuários da piscina sofram sucção e aprisionamento dos cabelos, que sempre foi um dos grandes perigos envolvendo o dreno de fundo.
A tampa da Sodramar está disponível para pronta-entrega e ajusta-se bem a qualquer dreno de fundo, sem a necessidade de mexer na estrutura da piscina.
4. Ensine a criança a sempre usar a boia
A boia é um recurso antigo que continua sendo útil atualmente. As crianças, principalmente as menores e aquelas que não sabem nadar devem usar boias quando estiverem na água.
Além de melhorar a segurança, elas podem deixar o momento mais divertido. Há boias de diferentes modelos, com formatos de animais, por exemplo.
5. Coloque raias para delimitar o espaço infantil
Outra sugestão é colocar raias na água para delimitar o nível de profundidade menor e níveis maiores de profundidade. É um recurso útil para manter as crianças somente no espaço seguro.
As raias são muito usadas em piscinas de academia, clubes e escolas de natação. São produzidas com corda de nylon, contam com boia e disco em ABS, disponíveis nas cores vermelha, azul e branca.
6. Ensine natação às crianças
Outra dica relevante é pagar aulas de natação para as crianças ou alguém de casa ensinar essa atividade. Quanto mais cedo a pessoa aprender a nadar, será melhor.
A natação é um esporte que ajuda a fortalecer os músculos e faz bem à saúde, melhorando o funcionamento do sistema circulatório e do sistema respiratório.
7. Oriente a respeito dos perigos e regras de segurança
Os pais ou responsáveis também devem orientar as crianças que usam a piscina sobre os potenciais perigos. É preciso evitar, por exemplo, correr na beira da piscina, pois facilita a ocorrência de acidentes, como cair no chão ou na água.
As próprias crianças devem entender bem a importância de respeitar as regras, como usar a boia, não avançar além da cerca de proteção, acessar a piscina somente quando alguém mais velho estiver por perto, evitar determinadas brincadeiras dentro da água, respeitar os limites impostos pela raia e assim por diante.
8. Mantenha-se sempre atento
Como já falamos, não é seguro deixar as crianças na piscina sem a companhia de alguém mais velho, que supervisione o que elas estão fazendo.
É bom não descuidar desse ponto. Mesmo que o período dentro da piscina seja curto, é fundamental que alguém mais velho e responsável esteja por perto.
9. Tenha equipamentos de segurança
Além das boias, vale a pena contar com coletes salva-vidas e outros equipamentos de segurança disponíveis ao redor da piscina. Eles podem ser úteis em caso de emergência e garantir a segurança das crianças.
Boias, coletes salva-vidas, botão de emergência, gancho salva-vidas e capa de proteção são alguns produtos valiosos para deixar a piscina segura para crianças.
10. Mantenha a piscina limpa
Manter a piscina limpa também ajuda a deixá-la mais segura. Uma piscina suja pode ser perigosa para as crianças, pois elas podem escorregar e se machucar.
Certifique-se de manter a piscina limpa e bem cuidada para reduzir os riscos de acidentes e de contaminação — em alguns momentos, a saúde das crianças pode ser mais vulnerável do que a dos adultos.
Nesse sentido, alguns produtos fazem toda a diferença:
- filtro e bomba para filtrar a sujeira da água;
- aspirador, com destaque para o aspirador automático;
- robô para limpeza, autômato que efetua uma limpeza completa no piso e nas paredes da piscina;
- gerador de cloro para gerar cloro na medida certa, sem excessos e, consequentemente, sem a formação de cloramina;
- tratamento ultravioleta para eliminar microrganismos sem deixar resíduos;
- capa de proteção para evitar que caiam folhas, insetos e outras sujeiras durante o período em que a piscina está sem uso.
Mantenha a área em torno da piscina sempre limpa e higienizada. Ela também pode representar riscos para as crianças.
Finalmente, como uma dica extra, considere a possibilidade de construir uma piscina infantil ao lado da piscina para adultos. Considere todas as possibilidades de deixar a piscina segura para as crianças e para todos os usuários.
Falar em segurança nunca é demais! Considere agora 8 dicas de segurança para piscinas. Você verá sugestões semelhantes de piscina segura e outras não mencionadas neste artigo.