A iluminação para piscina é uma opção que vem se tornando cada vez mais recorrente nas piscinas modernas. Além de conferir muito mais segurança, ela também confere mais beleza ao ambiente.
Mas é preciso escolher a iluminação mais adequada para cada piscina. Você saberia escolher o projeto de iluminação para a sua área de lazer?
Veja a seguir como fazer a melhor escolha!
A iluminação para piscina subaquática
A iluminação subaquática é aquela que é instalada dentro da própria água da piscina. Podem-se usar luminárias led com diferentes cores, o que permite criar os mais diferentes efeitos. O led pool é um produto inigualável no que se refere à iluminação personalizada e diversificada.
Através do controle remoto, é possível fazer a troca de cores com facilidade e comodidade, de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de se deslocar até a casa de máquina ou até a chave central de acionamento.
Os efeitos das cores vão depender do tipo e da cor de revestimento aplicado na piscina. Lembre-se de que, quanto mais claro o revestimento, melhores serão os efeitos. Algumas cores, como o vermelho e o laranja, passam a ideia de quente, de temperatura mais elevada. Já cores como o azul e o verde passam a sensação de água fresca.
Uma grande vantagem das lâmpadas led, além de seus efeitos, é a economia na conta de energia elétrica. São bastante duráveis e oferecem muita segurança, pois atuando com tensões muito baixas, os riscos de curto-circuito são muito pequenos.
As luminárias são instaladas na parede lateral da piscina, dentro da água, a uma distância de aproximadamente 10 m². Piscinas irregulares, contudo, podem precisar de mais luminárias.
Para facilitar a instalação e manutenção dos spots, podem ser utilizadas caixas de passagem, que se ajustam facilmente a diferentes acabamentos nas bordas da piscina.
É possível aplicar a iluminação para piscina subaquática tanto em piscinas de alvenaria como em piscinas de fibra ou vinil.
A iluminação externa
Além da iluminação subaquática, é possível usar a iluminação por meio de refletores externos. Nesse caso, convém escolher posições estratégicas ao longo da piscina para que eles promovam a melhor iluminação possível.
Geralmente, opta-se por uma iluminação tradicional, ou seja, com luz branca (e não colorida). A altura das fontes de luz também influi muito na qualidade da iluminação, dependendo dos efeitos que se deseja alcançar.
O importante é direcionar corretamente os fachos de luz para os pontos mais importantes, como curvas e cantos, deixando-os bem iluminados para evitar choques e acidentes.
A cascata com iluminação
A cascata com iluminação para piscina é outra opção criativa para quem deseja conferir beleza à sua piscina. Trata-se de um produto fabricado em acrílico e com led RGB embutido. Indicado para ser usado principalmente à noite quando seus efeitos serão mais bem apreciados.
Além de iluminar, a cascata proporciona sensação de relaxamento e ajuda no processo de oxigenação da água da piscina.
A cascata com iluminação certamente confere sofisticação e inovação ao ambiente.
A escada light
Outra opção de iluminação para piscina, muito criativa e original, é a escada light. Trata-se de um produto com apenas 3 degraus e com 3 luminárias integradas ao último degrau.
Uma solução prática e fácil para quem deseja resultados imediatos sem ter muito trabalho com instalações.
A necessidade de um projeto
O ideal é fazer um projeto para decidir qual será o melhor tipo de iluminação para piscina, considerando suas dimensões, seu formato, os produtos mais adequados e que ofereçam o melhor custo-benefício.
É importante contar com um sistema de iluminação (seja subaquático, seja externo) seguro e confiável, de fácil manutenção e que apresente os melhores resultados.
Como é o sistema de iluminação para piscina de sua residência? Está satisfeito com ele? Pensa em fazer alterações? Já conta com recursos mais avançados, como o controle remoto? Aproveite para registrar seu comentário!