Quem tem piscina deve cuidar bem dela, aspirando, filtrando a água, colocando os produtos químicos necessários. Além de deixar a piscina bem mais bonita, essas iniciativas representam higiene e segurança.

Uma piscina suja pode trazer diferentes problemas. Veja 9 deles nos tópicos abaixo!

1. Dermatite

Também chamada de foliculite, a dermatite é uma inflamação na raiz dos pelos caracterizada pela presença de caroços, pruridos e espinhas pequenas com pus. As erupções aparecem no tronco, axilas e partes superiores das pernas e dos braços.

A causadora da foliculite é a bactéria Pseudomonas aeruginosa.

2. Diarreia

É um dos problemas mais comuns nas piscinas, provocados por vírus e bactérias. Pessoas que tenham sofrido de diarreia em um espaço de tempo curto (duas últimas semanas, por exemplo) podem contaminar a água da piscina e passar o problema para outros usuários.

Os microrganismos que provocam diarreia podem sobreviver muitos dias antes de serem destruídos pelo cloro.

Uma pessoa que bebe água da piscina suja (mesmo que seja em pequena quantidade) já pode ser infectada e sofrer de diarreia.

3. Giardíase

Um parasita causa a giardíase, infecção do intestino que apresenta sintomas como flatulência, cólicas abdominais, diarreia, náuseas.

A maneira mais fácil de contrair essa doença é bebendo água da piscina suja.

4. Molusco contagioso

Trata-se de uma doença de pele causada pelo maior vírus já identificado até o momento, com aproximadamente 300 nm (nanômetro). É uma doença que ataca mais frequentemente as crianças.

O molusco contagioso manifesta-se por meio de bolhas brancas ou rosadas sobre a pele e em qualquer parte do corpo humano. Também podem provocar coceira.

Embora as bolhas desapareçam sozinhas dentro de um período de 6 a 12 meses, a doença pode deixar cicatrizes.

5. Micose

A piscina suja também pode provocar micose, doença de pele causada por fungos. A micose pode afetar não somente a pele, mas o couro cabeludo, a virilha e as unhas.

Os principais sintomas da micose são coceira e descamação da pele. É comum a pessoa desenvolver frieira, ou seja, coceira e descamação entre os dedos dos pés.

Outra manifestação da micose é através de pano branco.

6. Infecções por estafilococos

A água da piscina suja é um potencial meio de transmissão de doenças causadas pela bactéria Staphylococcus aureus.

Existem muitas doenças e problemas que podem ser causados por essa bactéria: espinhas, celulites, furúnculos, meningite, pneumonia, endocardite, septicemia, síndrome do choque tóxico e outras.

Entre os sintomas dessas infecções destacam-se os vômitos e as náuseas seguidos de dores abdominais e diarreias.

O impetigo é uma doença provocada por estafilococos e estreptococos. Ela afeta a pele, provocando bolhas purulentas que geram feridas na pele.

7. Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana dos olhos e da parte interna das pálpebras.

A ausência de cloro pode contribuir para o surgimento desse problema. Por outro lado, o cloro em excesso também pode causar irritação nos olhos e conjuntivite.

A conjuntivite deixa o olho inchado e também pode causar febres, dores de garganta e dores na cabeça.

8. Hepatite A

A hepatite A é causada por um vírus, o HAV. Trata-se de uma infecção que ataca o fígado. Se não for tratada, a hepatite A pode até levar a óbito.

Os principais sintomas dessa doença são pele amarelada, dores no abdômen, náuseas, diarreias, febres altas.

9. A Otite é um dos problemas que a sua piscina suja pode trazer

A otite é uma inflamação que atinge a orelha externa e o canal auditivo. Mesmo a água limpa pode provocar o problema caso a pessoa já apresente alguma infecção no ouvido. Contudo, a piscina suja pode ser ainda pior e complicar ainda mais o quadro clínico.

A otite causa coceiras e provoca dores.

Uma das melhores soluções para deixar sua piscina bem tratada e sua família saudável é investir em um processo de desinfecção com base na irradiação de luz ultravioleta. A ideia evita a proliferação de bactérias e micro-organismos, sem efeito residual e ampla facilidade de manuseio.

Percebe como uma piscina suja pode ser prejudicial à saúde? Cuida adequadamente da piscina de sua casa? O que faz para mantê-la sempre limpa e saudável? Deixe seu comentário!