Aspirar a piscina é uma das formas de manutenção mais importantes. O aspirador ajuda a manter a limpeza. Mas isso não tem a ver com estética apenas, e sim com saúde.
Limpar sua piscina de forma adequada é fundamental para que a água esteja livre de bactérias e de outros micro-organismos que podem causar doenças sérias para as pessoas.
A limpeza é mais profunda, pois ele ajuda a eliminar os detritos que passam pela peneira e remove a sujeira depositada no fundo da piscina. Confira algumas dicas práticas para te ajudar a aspirar a piscina!
1. Como aspirar a piscina filtrando
Uma das formas de aspirar a piscina é através do processo de filtração. Você deve conectar o cabo telescópico ao dispositivo de aspiração, na lateral da piscina. Esse conector evita que as bolhas de ar estejam depositadas dentro da mangueira.
Deixe apenas o registro de aspiração aberto, e todos os outros registros de sucção fechados.
Para que a água aspirada retorne à piscina, deixe pelo menos um dos dispositivos de retorno abertos. Em seguida, você deve observar a posição da chave do filtro, ela deve estar na posição indicada para a filtração.
Ligue a bomba da piscina e assim, a água passará pelo aspirador percorrendo todo o caminho até chegar ao filtro. Quando está no filtro, a água passa pela areia de seu interior, para depois retornar limpa à piscina.
Esse método é o mais indicado, por ser ecologicamente correto. A água não é desperdiçada e jogada fora, mas sim filtrada.
2. Como filtrar a piscina drenando
Esse processo não é o mais indicado, por não ser o mais ecológico. Isso porque, nessa forma de aspirar a piscina, a água não retorna. Ela prossegue para a tubulação do esgoto.
Esse método deve ser escolhido em casos muito específicos. Quando, por exemplo, é utilizado o sulfato de alumínio para a decantação.
Se escolher a opção, o filtro da piscina deve estar na posição “drenar”. Mas é relevante que você saiba que é possível tratar a água com qualquer nível de sujeira.
3. Como fazer um bom traçado para a aspiração
Se a aspiração for feita no método de filtração, o processo não deve ser feito às pressas. Isso porque durante o procedimento não se deve deixar a sujeira passar despercebida, e muito menos se deve levantar a sujeira decantada.
Escolha uma velocidade razoável para mover o aspirador no fundo da piscina. A movimentação deve ser contínua, evitando-se os movimentos bruscos. O ideal é planejar os movimentos e o caminho antes de começar. De maneira geral, é indicado começar a aspiração pelas margens.
Inclua os cantos da piscina no seu caminho e com bastante atenção. Pois a sujeira costuma ser depositada aí em maior quantidade. Ao finalizar a aspiração, tenha muito cuidado ao remover a mangueira, a fim de que a sujeira retida não caia na piscina. E todo o trabalho seja perdido.
Considere o formato da piscina e o tamanho do seu cabeamento. Também, o tipo de aspirador utilizado.
Todas às vezes em que identificar sujeira depositada nos cantos ou se o fundo da piscina exibir sujidades, mostrando uma cor mais escura que o normal, é hora de aspirar. A limpeza externa deve ser feita antes do processo de aspiração.
Se você sente muita dificuldade para limpar a piscina manualmente, poderia utilizar um robô para automatizar o processo, tornando-o mais prático e rápido. Você terá o trabalho pesado de escovação e aspiração feito em todo o perímetro da piscina, deixando tudo limpinho para o uso adequado do local.
Para que a sua piscina fique limpa por mais tempo e os resultados sejam melhores, respeite sempre o período do processo de limpeza. O que achou dessas dicas? Como você limpa a sua piscina? Deixe aqui o seu comentário!