Hoje em dia, é relativamente simples ter uma piscina em casa. É preciso investir dinheiro e cuidar da manutenção, mas as coisas estão bem mais acessíveis que antes. O importante é realizar um planejamento minucioso de como tudo será feito para que, no final, o cliente se sinta satisfeito com os resultados.
Certamente, a segurança é prioritária em qualquer projeto de arquitetura para piscina, considerando os riscos que essa área de lazer envolve. Há perigos relacionados a quedas, pancadas, afogamentos. Por isso, convém que o arquiteto responsável pelo planejamento contemple os melhores recursos para otimizar a segurança do local.
Mostraremos, a seguir, como é possível oferecer essa segurança aos clientes em um projeto de arquitetura voltado para a área de lazer.
Faça o projeto de arquitetura para piscina com a tampa anti aprisionamento sobre o dreno de fundo
O dreno de fundo pode se tornar perigoso para os usuários. A sucção do dreno pode causar sérios acidentes, quando não instalados e dimensionados corretamente.
A tampa de dreno FSB 30m3 é baseada em normas internacionais e aumenta a vazão do dreno para 30 m³/h. Existe também o modelo de tampa 30x30cm, que regula a vazão para 60 m³/h.
Regulando a vazão e o escoamento da água, ela impede a sucção dos usuários e o aprisionamento de cabelos, reduzindo os riscos de acidentes envolvendo o dreno. A tampa adapta-se facilmente a qualquer modelo de dreno que existe no mercado.
Uma curiosidade: as iniciais FSB (do produto) são justamente uma homenagem à vítima Flávia Souza Belo. É um item que não pode ficar de fora de seu projeto de arquitetura.
Contemple mecanismos de segurança para entrar e sair da água
Para deixar seu projeto de arquitetura para piscina ainda mais completo, vale a pena investir nas escadas e corrimões. São acessórios que facilitam a entrada e a saída da água para crianças, adultos e idosos.
Os corrimões são confeccionados em aço inox com chumbadores em alumínio. Existem dois tipos: os externos e os internos, que são instalados dentro da água e consistem em uma barra de apoio para quem está tomando banho.
As escadas também facilitam a entrada e a saída dos usuários. Existem os degraus duplos de aço inox, que permitem um apoio melhor para os pés.
Delimite a área de acesso dos usuários do local
Com a cerca de proteção e o portão, fica fácil delimitar a área de acesso, mantendo longe da água as crianças e os animais domésticos.
A cerca é desmontável, ou seja, é composta por módulos que podem ser instalados em ambientes com qualquer formato, mesmo os mais irregulares.
O portão é instalado na cerca e conta com trava de segurança, que bloqueia automaticamente o acesso. A trava pode vir com alarme para melhorar ainda mais a segurança.
Lembre-se da torre com botão de emergência
Quando a Lei de Segurança na Piscina for aprovada, a torre com botão de emergência será obrigatória em qualquer projeto de arquitetura. Trata-se de uma torre de aço inox de 1,20m de altura que tem um botão no topo.
Ao ativar esse botão, todos os equipamentos suspendem seu trabalho. É uma ótima solução em situações de emergência.
Indique acessórios complementares
Outra medida que o arquiteto pode adotar, a fim de entregar ao cliente um projeto de arquitetura que envolva a construção de uma piscina realmente segura, é indicar acessórios como a boia e o gancho salva-vidas.
A boia é um antigo artefato usado até no mar para evitar afogamentos. Ela contém faixas refletivas, o que permite seu uso durante a noite. Também exibe cordas que facilitam o acesso do usuário.
O gancho salva-vidas é um acessório leve feito de alumínio que é usado para retirar pessoas que estão se afogando na água. De uso fácil e muito eficaz.
Com essas considerações, seu projeto de arquitetura ficará bastante seguro e ajudará na promoção de uma imagem positiva de profissional perante o público!
A segurança deve ser prioritária em qualquer situação! Veja algumas dicas para unir qualidade e segurança em seus projetos.