tipos de piscina

tipos de piscina

A maioria das pessoas gostam de piscina: é um entretenimento em que todos podem participar, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança.

Além disso, há muitas opções para você escolher. Dessa forma, você pode fazer um projeto personalizado para sua casa.

Confira, no texto que segue, quais são os tipos de piscina que existem no Brasil. E aproveite para já ir preparando seu projeto!

Quais são os tipos de piscina mais comuns no Brasil?

Aqui no Brasil, as piscinas começaram a se popularizar na década de 60, e assim surgiram as piscinas residenciais. Antes, elas só existiam em grandes clubes, nas cidades maiores.

Antes de falarmos sobre todos os tipos de piscina existente no Brasil, vamos citar aqueles que são os mais comuns:

  •         em primeiro lugar, vem a piscina de alvenaria;
  •         em segundo lugar, temos a piscina de vinil e Manta armada;
  •         finalmente, aparece em terceiro lugar a piscina de fibra de vidro.

Também vale a pena falarmos da piscina de manta armada, uma solução que é exclusividade da Sodramar no Brasil.

No mundo, a manta armada já se destaca como tipo de piscina com impermeabilização total e garantida, e no Brasil, à medida que as pessoas se informam sobre o assunto, ela já está se tornando uma tendência. Mais adiante, falaremos em mais detalhes desse modelo inovador!

Quais são os tipos de piscina que existem no Brasil?

Vejamos agora quais são os tipos de piscina que existem no Brasil. Vamos falar sobre 9 tipos. Confira se já conhece todos:

1. Alvenaria ou concreto

A piscina de alvenaria ou concreto armado é uma das mais comuns no Brasil e no mundo. É a preferida em edifícios. É possível dar o formato que quiser a esse tipo de piscina: retangular, quadrado, redonda, assimétrica.

Outra vantagem é que esse tipo aceita revestimentos diversos, como pedras naturais, azulejos, cerâmica, pastilhas de vidro e outros.

Sua vida útil pode chegar aos 30 anos. Geralmente, não sofre com os efeitos do cloro, ou seja, não fica manchada.

Por outro lado, é uma piscina que envolve custos altos em materiais e mão de obra. Além disso, a construção costuma demorar e exige muitos cuidados com a impermeabilização, com as rachaduras e com a higienização, pois pode acumular sujeira, especialmente nos rejuntes.

2. Piscina de vinil

O vinil é um material versátil e prático. É usado como revestimento em piscinas de alvenaria, substituindo azulejos e outras opções.

O vinil se ajusta a diferentes formatos de piscina. Sua vida útil alcança 10 anos, o que é um bom período, considerando seu custo. Porém, a piscina de vinil deve ser enchida com caminhão-pipa.

3. Manta armada

Finalmente, vamos falar da inovação mais interessante em revestimento de piscina: a manta armada. A manta armada é formada por duas chapas laminadas com núcleo de malha de poliéster. Ela oferece muita elasticidade, durabilidade e resistência.

Atualmente, é o sistema mais vantajoso do mercado. É também o que apresenta menos problemas. Uma boa vantagem é a sua capacidade de se ajustar a qualquer formato de piscina.

Devido ao seu design moderno e atrativo, ao preço acessível, à impermeabilização total com garantia de cinco anos, a mata armada já se tornou o sistema de impermeabilização mais usado em piscinas no mundo inteiro.

4.  Piscina de fibra de vidro

A piscina de fibra de vidro, muito usada no Brasil, tem a aparência de um tanque de superfície azul. É muito comum em residências. A instalação depende de profissionais qualificados. 

Também é um dos tipos de piscina que pertencem à categoria de pré-fabricados, apresentando fácil manutenção e limpeza.

Entre as vantagens mais importantes desse tipo de piscina, destacamos preço mais acessível que o de alvenaria, instalação rápida (basta colocar o tanque no terreno preparado), durabilidade que chega a 15 anos, chances escassas de acumular mofo e algas (a superfície é totalmente lisa), quase não há alterações de pH.

Como se trata de um modelo pré-moldado, a personalização é limitada. Outras desvantagens é que a piscina de fibra desbota e pode manchar, caso seja usado muito cloro durante o tratamento.  Além disso, caso você remova mais de 50% do volume da água, os riscos de rachaduras aumentam.

5. Placa pré-moldada

Nesse caso, uma parte das placas só precisa ser instalada, não precisa ser montada no local. Dessa forma, é possível economizar com mão de obra.

No entanto, esse tipo de piscina requer preparação do terreno, como ocorre com as piscinas de alvenaria. O sistema hidráulico precisa ser preparado no local.

Também é necessário tomar muito cuidado durante a instalação das placas, para garantir a impermeabilização, sendo o rejunte epóxi a solução mais indicada para o revestimento.

6.Lona ou plástico

A piscina de plástico ou lona geralmente é portátil e suspensa, ou seja, é armada em estruturas de ferro galvanizado. Algumas permitem a instalação de motor e o processo de filtragem, o que evita a necessidade de trocar a água. Existem ainda as piscinas plástico/lona infláveis, que são fáceis de instalar e cuidar.

Alguns modelos desse tipo de piscina permitem a colocação de um deck e até o uso de escada, corrimão, sistema de aquecimento, além do filtro e da bomba.

Contudo, é importante ficar ciente de que, embora seu custo seja baixo, a piscina de plástico ou lona não oferece a mesma beleza de outros tipos de piscina, nem a mesma durabilidade.

 7.Container

A piscina com base de container é um modelo que vem fazendo sucesso por sua sustentabilidade e praticidade.

É formada por um tanque que é submetido a tratamentos de impermeabilização e resistência à oxidação. A piscina de container é um modelo inovador, com acentuada estética.

É dos tipos de piscina pré-moldada, pois já vêm com luminárias e bomba agregadas. Além de ser uma solução prática, sustentável, envolve menos custos que a piscina de alvenaria.

Porém, não é um tipo que se adequa a terrenos irregulares. Também não é recomendado para pessoas que querem ter uma piscina muito profunda. Além disso, como é pré-moldado, não permite a variabilidade de formatos.

 

8. Vidro

A piscina com base de vidro é um dos tipos de piscina mais admirados no mundo. É um modelo muito luxuoso, já que envolve um dos mais caros materiais.

É comum encontrarmos piscinas de vidro em hotéis, resorts e residências de alto padrão. O valor estético é indiscutível. E não há risco de oxidação, já que o vidro não enferruja.

9. Areia

A de areia é um dos tipos de piscina mais sofisticados e requintados. Ele é construído em concreto armado e recebe finalização com mistura de resina e areias minerais. O resultado final é uma piscina que se assemelha a uma praia de verdade.

É uma opção luxuosa para quem deseja fazer de sua área de lazer um resort com experiência única. A manutenção reduzida é uma grande vantagem, já que ela não apresenta rejuntes. Além disso, é possível projetá-la com o formato que quiser. Para deixá-la ainda mais sofisticada, você pode instalar uma bomba de hidromassagem.

Naturalmente, a piscina de areia requer um alto investimento e leva muito tempo para ser executada. Mas isso não é um problema caso você realmente deseje elevar sua área de lazer a um alto nível.

Apresentamos os tipos de piscina mais comuns no Brasil, mas há outros que, com o tempo, poderão ser adotados em nosso país, como a piscina de aço inox, usada muito na Europa e EUA. Independentemente de qual seja o modelo de sua piscina, a Sodramar oferece todos os produtos de que ela precisa para ser funcional, elegante e divertida.

E agora que você já conhece os tipos de piscina, faça com que o artigo chegue a outros leitores. Compartilhe o post nas redes sociais!