O aquecedor solar é uma solução sustentável e moderna para deixar a água de sua piscina aquecida durante o inverno e todas as estações do ano.
Como todo sistema de aquecimento, ele igualmente exige alguns cuidados relativos à manutenção. E é sobre isso que falaremos em nosso artigo: confira, a seguir, 9 dicas de manutenção para aquecedor solar de piscina!
1. Limpe o aquecedor solar de piscina
A primeira recomendação é limpar os coletores que formam o aquecedor solar de piscina. Eles podem acumular sujeira ao longo do tempo, e esse inconveniente pode atrapalhar a captação do calor do sol.
Portanto, eles devem ser lavados ou limpos de seis em seis meses, pelo menos. Você pode usar uma vassoura ou usar água e sabão neutro
A periodicidade depende da região, pois em locais chuvosos, por exemplo, as águas pluviais já ajudam a lavar as placas. Em lugares mais secos, talvez a limpeza deva ser mais frequente.
2. Tenha cuidados com o sol
O aquecedor solar de piscina pode sofrer danos do próprio sol. Caso ele venha a sofrer danos devido à ação intensa do sol, a empresa não cobrirá o defeito, ou seja, não existe garantia contra esse problema porque não é um defeito de fabricação.
Há modelos mais sofisticados que recebem tratamento ultravioleta e vidro temperado que resiste bem às intempéries.
3. Fique atento à manutenção das peças
Ainda é importante verificar o estado de todos os componentes do aquecedor solar. Em algum momento, poderá ser necessário trocar alguma peça ou fazer algum reparo na estrutura de fixação.
A verificação é considerável para analisar se existem vazamentos ou outro problema que interfira no desempenho do sistema de aquecimento. Rachaduras, deformidades e descolorações podem ser indícios de problemas.
A manutenção preventiva ajuda, não só a evitar transtornos maiores, mas também ajuda a evitar gastos adicionais.
Entre as peças que compõem o sistema de aquecimento solar, podemos citar filtros plásticos, válvulas, tubos guias, abraçadeiras, adaptadores.
Para essa verificação mais cuidadosa, você pode recorrer ao trabalho de um profissional, já que nem sempre é possível identificar falhas facilmente nas tubulações.
Embora muitos aspectos da manutenção possam ser realizados pelo próprio usuário, é aconselhável uma inspeção profissional anual.
Um especialista pode identificar problemas que não são facilmente identificáveis por pessoas sem conhecimento técnico.
4. Monitore o sistema de bombeamento
É necessário verificar o sistema de bombeamento, responsável pela circulação da água através das placas solares. Essa verificação ajuda a confirmar se o sistema está realmente funcionando.
É preciso avaliar o funcionamento das bombas, certificando-se de que não existem obstruções nas linhas de fluxo.
5. Drene o sistema em períodos específicos
Em locais sujeitos a congelamento, é necessário drenar o sistema de aquecimento para evitar problemas nas tubulações e nos coletores na época de inverno.
No Brasil, é um evento que ocorre principalmente na Região Sul e em alguns lugares da Região Sudeste. Como o Brasil é um país tropical, a neve acontece raramente, em lugares mais específicos.
O cuidado com a drenagem do sistema também é fundamental sempre que a piscina ficar inativa por algum período longo.
6. Proteção contra sobreaquecimento
Em períodos de radiação solar intensa e uso reduzido da piscina, o aquecedor solar pode sobreaquecer.
Vale a pena instalar dispositivos de controle automático que possam desviar a água ou desligar o sistema em altas temperaturas para evitar danos por sobreaquecimento.
7. Inspecione os sistemas de controle
No caso de sistemas de controle automático, como os citados acima, eles devem ser testados para assegurar que realmente estão regulando a temperatura corretamente.
Instrumentos de medição como termômetros e manômetros devem ser calibrados regularmente para garantir a precisão das leituras.
Avaliações periódicas permitem identificar problemas antes que eles prejudiquem a funcionalidade do sistema.
8. Controle de vegetação e sombreamento
Outro ponto a considerar é se certificar de que não há crescimento excessivo de árvores ou outras plantas que possam sombrear os coletores solares. O sombreamento pode diminuir a eficiência do sistema solar.
9. Atente para cuidados indiretos que podem afetar o aquecedor solar de piscina
Além dos cuidados citados acima, diretamente relacionados ao aquecedor solar de piscina, há outros cuidados que podem ajudar na manutenção do desempenho e da durabilidade do sistema de aquecimento. Vejamos quais são eles:
9.1 Regulação e manutenção do pH da água
Manter o pH da água nos níveis recomendados é importante, não apenas para a qualidade da água da piscina, mas também para proteger o aquecedor solar de piscina de corrosões e acúmulos que podem reduzir a eficiência.
Um pH desequilibrado pode prejudicar as placas solares e as tubulações ao longo do tempo. Para medir o pH, você pode usar um estojo de teste, que contém uma solução para pH e outra para cloro.
9.2 Limpeza de filtros e skimmers
Filtros sujos ou bloqueados podem limitar o fluxo de água e reduzir a eficiência do aquecedor solar de piscina. Por isso, você deve limpar ou substituir os filtros regularmente de acordo com as recomendações do fabricante. O mesmo cuidado de limpeza você deve ter com o skimmer.
Você conferiu 10 boas dicas de manutenção para aquecedor solar de piscina. Ficando atento a eles, seu sistema de aquecimento vai oferecer bom desempenho e alta durabilidade. A Sodramar vende coletores solares e peças para o sistema de aquecimento solar. Está disponível na loja uma solução muito boa: o kit aquecedor solar composto por 32 placas solares, 1 motobomba, 1 quadro de temperatura CDT, 1 filtro plástico, 1 válvula ventosa, 1 kit hidráulico (2 caps, 3 abraçadeiras e 3 adaptadores).
Continue sabendo mais sobre o sistema de aquecimento solar. Veja 4 dicas de economia com o aquecedor solar de piscina!