manutenção da piscina

manutenção da piscina

Com a avançada tecnologia disponível atualmente, diversas soluções inovadoras otimizam o processo de manutenção da piscina.

Existem no mercado muitas opções que auxiliam no tratamento e na limpeza da água. Ao investir nessas soluções, é possível economizar tempo e dinheiro, além de garantir a durabilidade e a qualidade da piscina a longo prazo.

Confira, ao longo de nosso post, 6 dicas para deixar a manutenção de sua área de lazer muito mais prática por meio de tecnologia moderna!

O que são tecnologias para manutenção da piscina?

As tecnologias para manutenção da piscina são ferramentas e equipamentos que visam facilitar o processo de cuidados com a piscina, promovendo limpeza, segurança e conservação.

Entre esses produtos, destacamos as tecnologias para limpeza da piscina, dosagem de produtos químicos, entre outras inovações que tornam a gestão de cuidados com a piscina mais simples de realizar.

Quais são os benefícios de integrar tecnologia na manutenção da sua piscina?
A integração da tecnologia à manutenção da piscina tende a proporcionar maior facilidade, eficiência e economia de tempo e dinheiro.

Automação

Com a instalação de sistemas automatizados, é possível controlar a limpeza, a temperatura e a iluminação da água de forma remota ou sem a necessidade recorrente de intervenção manual.

Redução de custos

Além disso, a tecnologia permite melhorar o uso de energia e reduzir os custos operacionais. Por exemplo, em vez de contratar profissionais para uma limpeza profunda na piscina, é possível usar ferramentas automatizadas.

Melhoria na qualidade da água

Outro benefício da integração de tecnologia na manutenção da piscina é a melhoria da qualidade da água. Sistemas avançados podem ajudar a manter a água limpa e cristalina, reduzindo a necessidade de manutenção manual e o uso de produtos químicos agressivos.

Maior durabilidade dos equipamentos e da piscina

A tecnologia pode contribuir para a durabilidade dos equipamentos e da própria piscina. Sistemas de limpeza e manutenção automatizados podem reduzir o desgaste dos equipamentos, enquanto a monitorização remota ajuda a identificar problemas antes que se tornem piores danos.

6 dicas para integrar tecnologia na manutenção da sua piscina

Depois de conhecer os benefícios em integrar a tecnologia na manutenção de sua piscina, veja algumas dicas para fazer essa integração:

1 Use os robôs de limpeza

Os robôs de limpeza são realmente uma inovação maravilhosa. São autômatos capazes de escanear a área da piscina, aspirar e escovar o fundo e as paredes do reservatório.

Podem ser controlados remotamente por meio de aplicativo, promovem um rápido escoamento da água, apresentam capacidade para reter muita sujeira, são fáceis de usar e acionar.

Conforme o modelo, o robô pode limpar desde piscinas menores até piscinas muito grandes. O tempo de limpeza também varia de acordo com o modelo.

Os modelos disponíveis são: RB2 (piscinas de até 12 metros), RB4i (piscinas de até 15 metros), RB6 (piscinas de até 12 metros), Wave 100 (piscinas de até 25 metros), Wave 2×2 (até piscinas olímpicas).

2 Trate a água com radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta (UV) é uma forma de tratamento da água da piscina que tem ganhado popularidade nos últimos anos.

O método utiliza a radiação UV para eliminar bactérias, vírus e outros microrganismos presentes na água, tornando-a mais segura e saudável para os usuários. A radiação UV ataca o material genético dos microrganismos, impedindo sua reprodução.

O tratamento UV é eficaz na eliminação de uma ampla gama de microrganismos — principalmente, aqueles resistentes ao cloro. Dessa forma, é uma opção atraente para quem busca uma alternativa ou complemento ao tratamento químico tradicional.

Diferente do cloro, o tratamento com radiação UV não gera subprodutos químicos indesejados, como a cloramina. Outra vantagem é que ele não afeta o pH da água.

O sistema de tratamento ultravioleta é formado por lâmpadas UV e um reator. As lâmpadas emitem radiação UV que passa através da água da piscina. O reator é responsável por garantir que a água seja exposta à radiação UV pelo tempo necessário para eliminar os agentes nocivos.

3 Aspire com o aspirador automático

Outra valiosa tecnologia que você pode incorporar à manutenção da piscina é o aspirador automático com bateria recarregável.

Leve, fácil de transportar e usar, o aspirador automático aspira o fundo da piscina. Como tem bateria recarregável, o produto dispensa bomba, mangueira e cabo de energia.

4 Economize com o Gerador de cloro

A atual tecnologia também permite gerar cloro na dosagem adequada, o que evita a formação de cloramina. O gerador de cloro à base de sal transforma o sal em cloro na quantidade correta para tratar a água de sua piscina.

Devemos explicar que a cloramina resulta do excesso de cloro na água. Assim, o gerador de cloro é uma excelente solução para garantir uma água cristalina e livre de bactérias.

O painel do aparelho indica quando o sal estiver insuficiente. Então é só adicionar mais sal e deixar o produto trabalhar.

5 Aplique cloro na quantidade certa

O dosador é responsável pela diluição de cloro a partir de tabletes. Além de tornar o processo mais prático, o dosador de cloro garante que a quantidade necessária de cloro seja distribuída com regularidade e de forma controlada, assegurando a qualidade da água.

O aparelho deve ser posicionado na tubulação de retorno da piscina. Também é importante instalar o dosador acima do nível da água a fim de evitar vazamentos e garantir um bom funcionamento.

6 Automatize o controle da temperatura da água

Se você gosta de piscina aquecida, vale a pena usar o controle CDT para coletor solar. Ele automatiza o funcionamento do sistema. Ele ativa e desliga a bomba automaticamente conforme a temperatura definida pelo usuário.

No sistema de aquecimento por coletor solar, o ciclo da água depende de uma motobomba. Com o controle CD, o acionamento e a suspensão do ciclo ocorrem automaticamente, sem que o usuário prefira intervir manualmente.

No caso do trocador de calor, também chamado de bomba de calor, é possível automatizar o controle da temperatura por meio do comando digital, que é vendido junto com o equipamento ou no caso das máquinas Inverter Sodramar e Trocador de calor horizontal, já acompanham um comando touch e podem ser controladas através do aplicativo por wi-fi.

Essas dicas vão permitir que você integre a tecnologia na manutenção da piscina com sucesso. Não deixe de aproveitar as ferramentas do mercado para otimizar os cuidados com sua área de lazer.

Ainda sobre manutenção da piscina, aproveite para obter mais informações sobre os robôs de limpeza. Confira 4 funcionalidades que o robô aspirador oferece!