A construção de piscinas internas e externas bonitas, modernas, confortáveis e duráveis começa com a execução de um bom projeto. Nesse sentido, alguns cuidados são necessários para garantir aos seus clientes um lazer atrativo e seguro, que vão desde a escolha do melhor sistema construtivo até a aplicação de materiais e acessórios para aumentar a funcionalidade da piscina e a valorização do imóvel.

Neste artigo, a Sodramar reuniu os melhores conselhos para elaborar um projeto de construção de piscinas de acordo com as normas de segurança vigentes e de acordo com as tendências de mercado. Confira!

O que considerar na elaboração do projeto de construção de piscinas internas e externas?

Sistema construtivo

Entre os diferentes sistemas construtivos para piscinas internas e externas, o mais utilizado é o concreto armado. Isso porque a estrutura deste sistema é bastante resistente às movimentações do solo, ao volume de água, variações climáticas e demais fatores que possam exercer força sobre a piscina.

Entretanto, para terrenos muito irregulares e com tipos de solo que dificultam a escavação, as piscinas de alvenaria elevadas são opções interessantes. E elas podem ser fabricadas com diferentes materiais como fibra, placas de vidro e muitos outros.

Impermeabilização de piscinas internas e externas

A impermeabilização de piscinas é uma etapa importante da construção e por isso, deve constar em seu projeto. Ela garante a impermeabilidade do tanque, evitando vazamentos e outros danos que possam comprometer a utilidade, a funcionalidade e a durabilidade da piscina.

.

Revestimentos, dispositivos e acessórios

Ainda falando em construção de piscinas internas e externas, é preciso também pensar nos elementos indispensáveis ao bom funcionamento desses itens. O revestimento, por exemplo, pode ser feito com diferentes materiais, como  pastilhas de vidro, pedras naturais, porcelanato e cerâmica, por exemplo. A dica aqui é levar em consideração o orçamento disponível para o projeto, já que alguns revestimentos são bem mais caros do que outros.  

Uma excelente estratégia para minimizar os custos construtivos é investir no revestimento de vinil ou Manta Armada. Ele substitui, de forma rápida e eficiente, os revestimentos tradicionais, diminuindo inclusive o tempo da obra. Versátil, os revestimentos de vinil e Manta armada podem ser utilizados em vários modelos e tamanhos de piscina e podem ter várias estampas e cores para harmonizar com o ambiente.

Quanto aos dispositivos e acessórios, bombas e filtros, tampas, drenos, grades, skimmer, escadas, iluminação LED também são itens que devem estar presentes em seu projeto descritivo. Afinal, possibilitam o correto funcionamento da piscina e garantem a segurança dos banhistas. E para dar o toque final, não deixe de incluir em seu projeto uma bonita cascata para piscinas e uma moderna ducha na área de lazer.

Sistemas de aquecimento para piscinas internas e externas

Na hora de elaborar um projeto construtivo de piscinas internas e internas, considere também incluir um sistema de aquecimento. Piscinas externas geralmente ficam instaladas em locais de boa incidência solar, o que pode deixar a temperatura da água agradável naturalmente.

Todavia, em piscinas internas isso não acontece. Nesse caso, o melhor caminho é incluir no orçamento construtivo um aquecedor para promover mais conforto aos usuários. Entre todas as alternativas disponíveis, o aquecimento solar e o trocador de calor são as que mais se destacam. Eles elevam a temperatura da água com eficiência, baixo consumo de energia e fácil manutenção.

Ainda está com dúvidas de como planejar a construção de uma piscina? Este e-infográfico vai orientá-lo sobre as melhores escolhas para o seu projeto. Baixe grátis e aproveite!