Você sabia que além dos seus amigos e familiares, seu amigo de quatro patas também pode utilizar a piscina para driblar o calor e se divertir? A natação ajuda os cães a gastarem energia e é uma excelente atividade para melhorar condições respiratórias e aliviar os sintomas de estresse e ansiedade dos bichinhos de estimação. 

Mas, ao contrário do que se imagina, nem todo cachorro nasce sabendo nadar. Por mais que a maioria saiba se virar muito bem na água (instinto), não são todos os cães que possuem essa essa facilidade. Por isso, confira algumas dicas de segurança para manter o seu pet na piscina e fora dela também!

Deixe o pet se acostumar aos poucos com a piscina

A primeira dica de segurança para o seu pet na piscina é deixar que ele se acostume aos poucos com a água, com o tanque e com os acessórios instalados nele. Piscinas com deck molhado (prainha) facilitam esse processo de adaptação, pois essa é uma parte mais rasa e mais segura para o animal de estimação desenvolver suas habilidades de natação.

Comece molhando as patinhas dele e aos poucos avance para outras partes do corpo e nunca deixe o pet na piscina sozinho. Além disso, mostre sempre a ele onde ficam as escadas e ensine-o como utilizar. Assim, quando ele ficar cansado, saberá como sair da piscina em segurança.

Instale cercas de segurança

Alguns pets já “nascem” com habilidades aquáticas. Outros, no entanto, são mais medrosos e ponderados. Há ainda aqueles que passam a vida inteira fugindo da água!

Se o seu melhor amigo faz parte do primeiro grupo, é preciso redobrar a atenção. Para evitar que ele tenha acesso à piscina quando ela não estiver em uso, o ideal é instalar cercas de proteção ao redor. Dessa forma, você evita acidentes e garante a segurança do seu pet na piscina.

Cuidado com os produtos químicos da piscina

O cloro pode causar irritações na pele e nos olhos do seu melhor amigo. Por isso, é fundamental que o uso desse produto químico seja feito de forma correta. Nesse caso, o melhor caminho é contar com um gerador de cloro à base de sal. O equipamento converte sal de cozinha em cloro e o disponibiliza na medida certa para a sua piscina.

Boia, coletes e gancho salva vidas também aumentam a segurança do seu pet na piscina

Bóias e coletes salva vidas são acessórios clássicos e que nunca saem de moda quando o assunto é segurança na água. A boa notícia é que eles também deixam o seu pet na piscina mais seguro, na medida em que evitam afogamentos e possibilitam que ele se apoie quando estiver cansado de nadar. Já o gancho salva vidas facilita tirar crianças e animais em situação de perigo da água.

Gostou dessas dicas de segurança para o seu pet na piscina? Então vai adorar saber que na Sodramar você encontra os melhores equipamentos e acessórios para áreas de lazer do mercado. E caso queira aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, não perca a oportunidade de baixar gratuitamente o nosso infográfico Guia de segurança em casa para descobrir se a sua piscina está adequada às normas de segurança da ABNT.