Fazer um projeto é uma grande responsabilidade. Não importa se é o projeto de uma casa, de um apartamento, de um restaurante, de um sistema de energia solar ou de uma piscina, ele deve ser bem efetuado, considerando as necessidades do cliente e as condições do local.
Se o cliente não gosta do resultado, é necessário refazer tudo o que foi feito ou, o que é pior, o profissional pode perder seu cliente para outro arquiteto ou empresa de projetos.
Neste post, mostraremos 4 passos para que o arquiteto projetista consiga fidelizar seus clientes.
1. Seja sincero e trabalhe com honestidade
O primeiro passo é esclarecer as coisas com honestidade para a pessoa que contratou os serviços. É comum que o cliente deseje mais do que pode, seja considerando os aspectos financeiros, seja levando em conta o espaço disponível e outros pontos que afetam a viabilidade da obra.
Por exemplo, digamos que o cliente tenha dinheiro suficiente para construir uma grande piscina em casa, mas isso pode não ser viável devido às limitações do terreno ou a outros fatores. Talvez a piscina de fibra ou vinil seja mais vantajosa que a de alvenaria. O arquiteto projetista deve explicar isso porque, se realizar tudo que o cliente quer e depois os problemas aparecerem, certamente o outro ficará insatisfeito e é bem possível que nunca mais o procure para trabalho algum e ainda passe para outras pessoas uma imagem negativa do profissional.
2. Aposte no trabalho conjunto entre arquiteto, projetista e cliente
Depois de constatada a viabilidade da obra e esclarecidos todos os pontos relativos a ela, o profissional não deve simplesmente se isolar e trabalhar, baseando-se nas informações dadas pelo cliente.
Durante toda a confecção do projeto, ele deve manter contato com a pessoa que o contratou, mostrando como ele está ficando, se realmente está atendendo às expectativas.
Assim, é possível evitar uma grande decepção ao final de tudo e um retrabalho monumental, que consumirá mais tempo e representará improdutividade para a empresa.
Além disso, trabalhar junto com o cliente revela que o profissional está interessado na opinião dele, uma atitude que costuma agradar às pessoas.
A não ser que o contratante deixe claro que só deseja ver o projeto pronto, o arquiteto deve ir compartilhando com ele todas as etapas de confecção. Com as maquetes eletrônicas e as plantas-baixas digitais, isso é até mais prático, pois é possível fazer o compartilhamento via e-mail ou sistemas na nuvem, como o Google Drive.
3. Priorize a segurança, mas não deixe de lado a estética
Considerando que o arquiteto projetista está desenhando uma piscina de alvenaria, fibra ou vinil, ele precisa priorizar os aspectos de segurança, como instalar um botão de emergência que permita desligar automaticamente os equipamentos em caso de ameaça à integridade ou à vida do usuário.
Outro elemento de segurança é a cerca de proteção, que mantém o perímetro da piscina isolado, evitando que crianças e animais se aproximem demais da água.
Mas é importante não esquecer os aspectos estéticos também, como a iluminação e o uso de cascatas. Uma piscina bem iluminada, além de segura, confere à área de lazer uma beleza única, especial. Esses fatores podem mesmo contribuir para valorizar ainda mais o imóvel.
4. Indique os melhores produtos e materiais
Essa é outra atitude que ajudará bastante a satisfazer o cliente. Muitas vezes, ele entende pouco de construção e nem tem ideia de ou de quais produtos, ou materiais selecionar.
Se o arquiteto projetista é de uma determinada empresa, muitos produtos já estão ao alcance do cliente, que poderá comprar os melhores modelos e marcas conforme as orientações do profissional: as melhores escadas, os LEDs mais indicados para compor a iluminação, a cerca perimetral, a caixa de passagem, a capa térmica/segurança/proteção, a cascata, a ducha, e até equipamentos de limpeza (filtro, bomba, aspirador, robô) e de aquecimento (trocador de calor, sauna).
O arquiteto projetista deve ser criativo e honesto para ganhar a confiança e fidelizar o cliente.
Quer ver mais ideias para seus projetos? Aproveite e curta a nossa página no Facebook!