Muita gente se pergunta sobre como manter a piscina em uma temperatura amena e mais agradável, de forma que possa aproveitá-la com prazer, tanto no verão quanto no inverno. Bem, a solução é simples: basta providenciar o aquecimento da água, de forma a deixá-la em condição mais prazerosa para mergulhar e se banhar.
O trocador de calor é uma excelente alternativa para manter a temperatura agradável ao longo de todo o ano. Sua instalação é simples e ele atua de maneira totalmente econômica, especialmente em comparação com outros aquecedores.
Mas, então, outra dúvida surge. Será que todas as piscinas podem ter um? A resposta é sim, porém alguns cuidados importantes devem ser tomados. Para saber quais são eles, leia este artigo agora mesmo!
Avalie o tamanho da sua piscina
Aquecer uma piscina leva um certo tempo. Por isso, é importante escolher um trocador de calor com boa capacidade de aquecimento. Em contrapartida, um trocador de calor mais potente apresenta a vantagem de economizar energia, pois vai aquecer a piscina com mais rapidez.
É preciso encontrar um equilíbrio entre o tamanho da piscina e a funcionalidade do sistema. Na hora de escolher um modelo, saiba exatamente qual é o volume de água que ela suporta. Fique tranquilo, pois os trocadores de calor podem aquecer qualquer tamanho de piscina, não existe limitação.
Depois da instalação, não se esqueça de conferir qual é a temperatura ideal para aquecer a água. Você pode apenas eliminar a sensação mais gelada e deixá-la em temperatura ambiente ou escolher realmente esquentá-la. O importante é respeitar os limites do aparelho e encontrar uma programação que seja confortável para todos os frequentadores.
Faça um projeto de instalação para o trocador de calor
O trocador de calor é um equipamento relativamente compacto. Como atua digitalmente, de acordo com a programação estabelecida para a temperatura que você deseja atingir, não precisa receber luz do sol.
Porém, quanto maior for sua capacidade, mais espaço ele precisará ocupar. Com base nessa informação, escolha bem um local coberto de sua área de lazer para que ele seja instalado e não se esqueça de mantê-lo fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Vale citar a praticidade de ter uma capa térmica, pois ela reduz o consumo de energia e ainda mantém a temperatura da água.
Verifique se o equipamento possui selo do Inmetro
Ao realizar a compra de um trocador de calor, não deixe de verificar se o produto possui o selo do Inmetro. Essa é uma prática exigida para todas as empresas responsáveis do setor, pois sinaliza que uma importante norma internacional de segurança elétrica está sendo cumprida corretamente.
Jamais arrisque um equipamento que não apresente essa certificação. Além de não atuar corretamente, ele pode sofrer danos, causar problemas elétricos na fiação de sua residência e ainda afetar seriamente o indivíduo responsável por sua manutenção.
Por fim, uma dica importante. A água aquecida pode ser conservada por mais tempo na temperatura desejada se a piscina estiver sempre coberta por uma capa térmica. O acessório é simples e tem um valor acessível, então considere sua aquisição indispensável.
E você, está preparado para instalar um trocador de calor em sua piscina? O que acha das funções desse equipamento? Já teve a oportunidade de testá-lo e conferir o resultado? Conte sua opinião nos comentários abaixo.